Depoimentos- Braga se torna o paraíso dos brasileiros em Portugal: ‘paz e segurança’

0
3277

Braga rapidamente se tornou um verdadeiro paraíso para todos aqueles que procuram uma cidade bonita e segura em Portugal.

Tal como acontece com as restantes cidades portugueses, Braga tem um nível de segurança e saúde no topo mundial, sendo que a sua enorme Universidade também faz com que muitos jovens brasileiros decidam viver na cidade, sendo que alguns ficam depois trabalhando e vivendo em Braga, se apaixonando por completo. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar simples.

Depoimentos de brasileiros que vivem em Braga

Como garante o site “Jornal de Notícias”, a violência e a criminalidade no Brasil já galgaram os muros das grandes cidades daquele país, pelo que muita gente não vê alternativa a emigrar. Em Portugal, o novo eldorado dos brasileiros é Braga. “Uma cidade pequena, com aspeto de grande”, dizem os que já cá estão.

Luciano e Mônica Blandy já tiveram que se proteger num armário, enquanto ouviam fogo cruzado na rua, à conta de um assalto. André e Luíz viram um amigo agredido numa festa por ser homossexual. Cláudia e Jorge viveram sempre com grades nas janelas de casa e sem exibir telemóveis na rua. Perante este cenário, milhares de pessoas não veem outra alternativa senão fazer as malas e partir. Braga está em alta como destino.

As imagens de uma cidade bonita e dinâmica chegam ao Brasil através das redes sociais e, fundamentalmente, são partilhadas por brasileiros que já fazem da cidade dos arcebispos a sua casa. São eles os primeiros a incitar à vinda dos compatriotas para Braga e os responsáveis por, desde há dois anos, a cidade receber “um afluxo normal de imigrantes” dessa nacionalidade. Quem o diz é Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, a única do concelho que tem um gabinete de apoio à imigração, através do Centro de Apoio Social e Familiar, coordenado por Cristina Furbino.

Saiba como o número de brasileiros está subindo em Portugal

De acordo com o último relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, 85 426 brasileiros tinham morada em Portugal, em 2017. Em Braga, a estimativa aponta para cerca de 30 mil residentes. “Há 1194 inscrições de brasileiros na Universidade do Minho , para fazer mestrado, doutoramento e pós-doutoramento no próximo ano”, acrescenta Cristina Furbino, alertando, contudo, que o número poderá diminuir, porque há bolsas de estudo que podem não se concretizar e assim travar a chegada de investigadores.

Um problema que não afeta André Souza, um dos mais recentes imigrantes. Chegou com Luiz, o marido, há três meses, como turista, mas entretanto conseguiu inscrever-se no mestrado em Economia Social na UMinho. “Há muitos brasileiros a colocar vídeos na internet sobre a cidade e, então, começamos a pesquisar sobre ela. Quando chegámos a Portugal, alugámos alojamento no Porto, mas depois de uma visita a Braga, acabamos por gostar mais. É uma cidade mais tranquila”, conta Luiz, formado em gastronomia.

O casal vivia no estado de Paraná, que até era considerado um dos mais seguros no Brasil. “Ultimamente, já não sentíamos isso. Todos os dias ouvíamos falar de assassinatos, de alguém que levou um tiro ou uma facada”, recorda Luíz, ao mesmo tempo que avança com dados dramáticos: “Por causa da orientação sexual, uma pessoa morre a cada 19 horas”.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.