7 ERROS FATAIS que os brasileiros cometem quando decidem morar em Portugal

0
2762
Compartilhe!

Antes de mudar para Portugal, evite cometer estes erros que podem ser fatais e acabar com o seu sonho de morar em outro país. Eu sou residente em Portugal à 4 anos, meu marido tem 10 anos de residência, e juntos observamos e tivemos o contacto com várias pessoas, e foram vários os sentimentos e expectativas nessa jornada.

Observando estas situações, listamos para vocês os erros que muitos…. MUITOS cometem na chegada em outro país. Vamos começar pelos erros mais comuns.

#1 Achar que tudo será lindo e maravilhoso

Morar o exterior é excelente e tem muitas vantagens. Apesar de sempre falarmos que não existe país perfeito, muitas pessoas visualizam os países no exterior como um paraíso perfeito e não é. Existem dificuldades e burocracias, que se a pessoa que está chegando não pesquisou e nem se preparou psicologicamente vai enfrentar todas essas barreiras como um filme trágico, indo para a “Revista Veja” falar que Portugal é malvadão.

#2 Não trazer dinheiro suficiente

É duro mas é real! Uma galera não traz dinheiro suficiente para morar fora. Vou citar alguns exemplos de pessoas que vieram com dinheiro de agiota no Brasil. Chegam em Portugal e trabalham aqui para pagar a divida e os juros no Brasil. Vi gente dormindo na rua por falta de estrutura financeira, assim como já vi pessoas que venderam docinhos de festa no Brasil para juntar dinheiro para Morar em Portugal e conseguiram juntar uma boa grana. Concluindo, o planejamento e a organização financeira é possível para qualquer pessoa, desde que PLANEJE e se ORGANIZE.

#3 Contar somente com ajuda dos outros

Vamos falar com delicadeza para não ofender aos mais sensíveis. Mas o que tem de gente se programando em cima da vida de outras pessoas é mato! A malta toda quer chegar aqui e se encostar em alguém.

Ter um amigo, parente, conhecido, ex-colega de escola ou até mesmo amigo virtual, não dá direito da pessoa que está chegando em se “encostar” na casa dos outros. Muitos amigos (familiares….etc…) se oferecem para ajudar, e acabam se arrependendo até o último fio de cabelo.

Porque? Porque quem chega do Brasil na casa dos outros muitas vezes acha que está num resort 5 estrelas e que os donos da casa são camareiros e empregados. Desculpem-me pessoas sensíveis, mas o lugar em que você se hospeda é pago por alguém.

Não deixe as roupas espalhadas, roupas íntimas no banheiro, roupas de cama por arrumar ou louça por lavar.

Dica importante!

Sei que você não foi para Europa para limpar a casa de ninguém, mas se você está fazendo parte da casa naquele momento limpe! Pois a maioria se hospeda, não ajuda a arrumar e não se oferece para pagar um cêntimo do excesso de agua que consumiu durante os banhos longos na banheira europeia.

Nestes casos, quem não se arrependeria?

Eu mesma, já recebi muitas pessoas na minha casa, tudo no 0800!! Algumas pessoas foram 5 estrelas, outras eu prefiro nem lembrar da existência.🙄

#4 Turistar quando vem morar

Vai ter gente querendo me matar porque vou falar isso, mas é preciso!

A não ser que venha com uma boa reserva financeira, que dê tempo para você curtir Portugal e depois ajeitar a vida, turiste à vontade. Lembrando que uma boa reserva financeira é aquela que te permite morar em Portugal sem trabalhar por no mínimo 6 meses. Tire uns 20 dias para fazer turismo e conhecer o país.

Agora se veio com pouca grana, coloque os pés no chão e entre na sua realidade. Busque emprego, casa, documentos o quanto antes, ainda mais se estiver de favor na casa de alguém. Pois apesar das coisas serem baratas aqui, real quando vira euro vira em NADA. Não fique achando que vai turistar e depois ajeitar a vida que vai ficar tudo bem, se você não tem reserva financeira corra atrás dos seus objetivos. Ah amigão, não fica esperando teus amigos (familiares…etc…) resolverem a tua vida em Portugal (ou qualquer outro país). Se você já atingiu a maior idade, tem saúde, vá atrás dos seus objetivos sem alugar o “coleguinha” que já estará te ajudando.

Desta forma, sendo independente vai evitar choramingar na mídia falando que Portugal é um país ruim.

#5 Não saber o que precisa para morar

Não é de hoje que isso acontece e tenho certeza que ainda terei que falar sobre isso algumas milhares de vezes. Mas muita gente quer mudar de país e não pesquisa nem no tio Google o que é necessário para fazer a mudança de forma legal e consciente. Colocam as roupas em uma mala e decidem viver a “aventura de morar no exterior”

Saber sobre os documentos necessários para morar no exterior é indispensável! Eu mesma já fiz um artigo aqui no blog sobre os documentos que você precisa tirar ao chegar em Portugal, nem todo mundo busca isso. Mas a fazemos a nossa parte em informar. Quer ver o artigo? Veja aqui 4 documento indispensáveis para quem vai morar em Portugal

#6 Achar que vai trabalhar na mesma profissão que tinha no Brasil

Sim é possível trabalhar na mesma profissão que você tinha no Brasil, mas o passo mais importante é que você entenda que existem algumas obrigatoriedades a cumprir quando se se trata de profissões a nível superior.

Nenhum profissional de nível superior consegue atuar em sua profissão sem antes validar ela em Portugal, isto é, reconhecer suas competências na ordem ou órgão responsável.

Uma vez recebi uma mensagem de uma pessoa muito decepcionada, que dizia que era professora e que nos 4 anos em que morou em Portugal não conseguiu atuar em sua profissão.
Eu perguntei: “Mesmo com as validações feitas não conseguiu nenhuma oportunidade?”
Ela respondeu: “Não validei meus diplomas”

Sem a profissão validada nem sonhe em trabalhar em uma empresa séria. Aliás, nem sonhe em trabalhar em sua profissão…

#7 Não ter uma renda alternativa

Eis um fator de extrema importância, mas que a maioria fecha os olhos para isso.

RENDA ALTERNATIVA

Todo mundo acha que vai chegar em Portugal e com o salário do mês vai pagar as contas, fazer compras, ir ao cinema e ainda junta dinheiro para viajar.

As coisas não funcionam bem assim. Ainda mais que você estará num país onde não tem “casas Bahia” e tudo é pago á vista (ou a maioria das compras). Juntar dinheiro é uma tarefa bem difícil, mas possível para quem deseja alcançar o próximo nível.

Quando falamos em próximo nível, falamos de trabalhar além das horas estipuladas em um projeto SEU, seja artesanato, confeitaria ou vendas diversas. Aqui em Portugal as pessoas com a mentalidade pró-ativa estão sempre procurando formas de ganhar dinheiro de maneira honesta. Isso é louvável.

Então amigos, não se enganem e não cometam estes erros ao mudar de país.