Como saber o número de Segurança Social?

0
198

Como saber o número de Segurança Social? Esta não é uma atividade tão difícil, nem mesmo para aqueles que vem de fora trabalhar em Portugal. Conheça o passo a passo a seguir.

Em Portugal, quaisquer cidadãos que desempenham uma atividade remunerada necessitam de realizar colaborações para a Segurança Social.

É através do Número de Identificação de Segurança Social (NISS) que é feita a respetiva identificação de forma rigorosa, única e precisa em todo o território nacional.

Se te perguntarem como saber o número de segurança social, temos a solução de que precisa.

Este número é dado à nascença a todos os indivíduos portugueses. Pode localizar este número na parte de trás do seu Cartão de Cidadão.

Além dos indivíduos de nacionalidade portuguesa, todos os cidadãos estrangeiros que queiram viver e trabalhar em Portugal também precisam do NISS para garantir as respetivas colaborações

O que é o número de Segurança Social

É o número que identifica o cidadão perante a Segurança Social. Esse número é como se fosse a nossa inscrição no INSS.

Para que serve esse número?

O número de Segurança Social serve para que possamos fazer as nossas contribuições para a Segurança Social (as contribuições são obrigatórias para os cidadãos que exerçam atividade remunerada).

Como saber o número da Segurança Social para Estrangeiros?

Em 2016, a Segurança Social começou a permitir a emissão do NISS a indivíduos sem visto consular ou autorização de residência previamente emitidos.

Dessa forma sendo, a inscrição e informação da entrada de um trabalhador estrangeiro deve ser feita pela organização empregadora. O empregador deve dirigir-se à Segurança Social e apresentar os seguintes documentos listados abaixo:

  • Passaporte válido com o carimbo de entrada no Espaço Schengen (caso se aplique);
  • Número de Contribuinte (um dos primeiros documentos obtidos pelos indivíduos estrangeiros assim que chegam a Portugal);
  • Contrato de trabalho preenchido e assinado pelo empregador que faz o respectivo registo;
  • Registro de identificação do empregador;
  • Formulário apropriadamente preenchido.

Dessa forma, que estes documentos são apresentados na Segurança Social, o NISS será dado ao empregado para que sejam feitas as declarações de rendimentos e as colaborações.

Como saber o número da Segurança Social através da Internet?

Para obter o NISS – número de 11 dígitos – precisará consultar o site da Segurança Social. Em seguida, terá de inserir o Número de Identificação da Segurança Social de 9 dígitos e seguir os passos seguintes.

De acordo com os serviços da Segurança Social, assim que recebe o número em causa precisará escrevê-lo “em local seguro para futuras utilizações”.

O NISS também dá também acesso a diversos serviços, como é o caso da Segurança Social Direta. Pode, ainda, entrar em Contato com os serviços centrais através do número 300 502 502, antecedido do +351 se ligar fora de Portugal

O custo da chamada é o que equivale ao valor de uma chamada para a rede fixa, conforme o tarifário que tem contratado com a sua operadora.

O atendimento automático está disponível 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Já o atendimento adequado está disponível apenas nos dias úteis das 09h00 às 17h00.

Faça como milhares de Brasileiros, planeje-se, tire seus documentos e vistos e venha Morar Em Portugal, quer saber um passo a passo definitivo para Morar Em Portugal? Clique no banner abaixo.