Saiba agora quanto cada profissão ganha em Portugal e faça suas contas

0
1499

Para tomar a decisão importante de se mudar do Brasil para Portugal é necessário perceber muito antes de compensar em termos financeiros essa decisão. Por isso mesmo, o Morar em Portugal fornece agora as informações básicas para perceber se, na sua área de formação e trabalho, os profissionais em Portugal ganha muito acima da média no Brasil. Vamos por isso começar pelo salário mínimo, muitas vezes aquele destinado aos brasileiros que chegam a Portugal sem o ensino superior.

O salário mínimo português é de 580 euros (2600 reais) em 2018 (sem tirar os descontos). Após os descontos, o salário fica em torno de, aproximadamente, 515 euros. Se você estiver curioso sobre os descontos, pode fazer uma simulação de vencimento líquido, para saber quanto vai ganhar no fim do mês.

Remuneração média em Portugal

Sabemos que o salário mínimo é aquele estipulado por lei, e que muitas empresas acabam pagando um pouco mais para os seus funcionários (e muitas vezes menos).

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a remuneração média em Portugal é de aproximadamente 860 euros (cerca de 4 mil reais).

Profissões bem pagas em Portugal

Sem falarmos daquelas profissões em que as pessoas já ocupam o topo das carreiras, como gerentes e chefes executivos, para trabalhar em Portugal e ganhar bem, o ideal é que você trabalhe em uma dessas áreas:

  • Tecnologia; 
  • Marketing;
  • Medicina;
  • Direito.

Nessas áreas é possível receber salários acima dos 1000 euros (aproximadamente), passando assim os 5 mil reais.

Calculadora de salários para Portugal

Existe uma ferramenta muito útil, que mostra a média salarial de cada profissão em Portugal. É interessante dar uma olhada nessa calculadora de salários antes de vir trabalhar em Portugal, para ter uma noção do salário da sua profissão. Pesquise e se informe de todas as condições dos contratos apresentados pelas empresas.

Mas afinal qual é o salário médio dos portugueses?

“Jovens altamente qualificados, das áreas de engenharia, economia ou gestão, estão a entrar para as empresas com salários entre os mil e os 1.200 euros e isto é um salário muito baixo”, defende um especialista financeiro português, chamado Luís Mira Amaral.

E os 530 euros são um bom salário? “Socialmente é muito chato. Mas o drama é que para a produtividade que estes trabalhadores têm, a economia portuguesa não pode pagar muito mais”, defende.

O Governo está a negociar o aumento do salário mínimo com os parceiros sociais e já se mostrou disponível para firmar um acordo mais abrangente para conseguir o apoio das confederações patronais e sindicais. O Programa do Governo aponta para uma subida para 557 euros em 2017 e prevê atingir 600 euros em 2019.

Um dos grandes objetivos do aumento do salário mínimo, explica o secretário de Estado do Emprego, “passa por garantir dignidade aos trabalhadores que estão nos segmentos mais baixos da escala salarial e combater as desigualdades e a pobreza entre trabalhadores”. “É preciso não esquecer que Portugal tem diferenças salariais superiores à média europeia e que mais de um em cada dez trabalhadores em Portugal está em risco de pobreza“, sublinha Miguel Cabrita.

Aonde em Portugal se ganha melhor?

Caso queira ganhar muito acima da média portuguesa, a única resposta é ir trabalhar para Lisboa, capital portuguesa. Em regra, é em Lisboa que estão as remunerações mais altas. “Mil euros em Lisboa está abaixo do referencial”, adianta João Cerejeira, economista e professor.

Para encontrar um salário que fique já dentro das médias europeias, como é o caso de Espanha, foque em Lisboa, tentando ao máximo ter boas qualificações e procurar uma grande empresa para trabalhar. Pode também procurar se integrar em um dos setores que pagam melhor, como é a banca e os transportes

Vale a pena recordar que, devido às regras da União Europeia, nenhuma empresa portuguesa pode discriminar as pessoas quanto à sua nacionalidade, cor de pele ou crença, pelo que será sempre visto como igual no mercado de trabalho.

 

Saiba agora quanto cada profissão ganha em Portugal e faça suas contas
3.8 (75%) 4 votes