Pior que no Brasil? Conheça ao detalhe o clima de Portugal durante o ano e se surpreenda

0
3519

Ao contrário do que acontece na Europa, Portugal tem um clima excelente, se aproximando por vezes que várias regiões do Brasil.

Por isso mesmo, decidimos demonstrar um pouco que temperatura e clima vai ter se decidir vir para Portugal. Vale a pena recordar que Portugal é conhecido por receber muitos turistas do norte da Europa precisamente por causa do seu magnifico tempo. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar simples.

Conheça qual é ao detalhe o clima que se verifica em Portugal durante o ano

O clima mediterrânico, predominante na parte continental de Portugal, proporciona praias com águas quentes no Sul. Que o diga a região do Algarve, com águas banhadas pelo Oceano Atlântico e Golfo de Cádiz e famosas no mundo todo.

Primavera 

Após os dias de frio de Inverno, a Primavera traz temperaturas mais amenas. A estação começa em 21 de Março e se prolonga até 20 de Junho. As ruas ficam mais floridas e os dias mais quentes e mais longos. Em Lisboa, a mínima sobe para média de 12°C e a máxima já atinge cerca de 20°C. Como a estação é uma transição do Inverno para o Verão, ainda podem surgir alguns dias frios e com chuva.

Verão l

A estação começa em 21 de Junho – o dia mais longo do ano – e vai até 20 de Setembro e traz muita festa, casamentos, férias, milhares de turistas e praias lotadas. É hora de aposentar o guarda-chuva, já que as temperaturas mínimas beiram os 20ºC e as máximas, dependendo da região de Portugal, como no Alentejo, podem passar dos 40° e as chuvas são raridade.

As praias do Algarve, claro, atraem portugueses e europeus de todo o continente e, quem quer ir para lá, deve se preparar para muita badalação, principalmente durante o mês de Agosto. Os dias no Verão são longos e não é difícil olhar para o céu às 21 horas e encontrar o sol ainda se pondo.

Outono 

A estação começa no dia 21 de Setembro e segue até dia 20 de Dezembro. Reza a lenda que, no dia 11 de Novembro, um cavaleiro romano cortou sua capa ao meio para dar a um mendigo para protegê-lo da chuva e do frio. Inexplicavelmente, a chuva parou e o sol e o calor se instalaram. Por essa razão, essa semana se chama de “Verão de São Martinho” e, geralmente – mesmo sendo Novembro – o calor e o sol estão garantidos.

Inverno em Portugal

O Inverno português começa no dia 21 de Dezembro e termina em 20 de Março. Os dias ficam mais curtos – o dia 21 de Dezembro é considerado o mais curto em Portugal, com cerca de 9 horas de luz natural –, mas a chuva e o vento são certezas da estação. Apesar disso, dificilmente algum plano será desmarcado nesse período, já que os portugueses se acostumaram com dias de chuva consecutiva.

Também é possível encontrar alguns dias de céu azul, mesmo com temperaturas mais baixas. Se levar em consideração que estamos falando de um país europeu, o frio é até tranquilo. Em Lisboa, normalmente a temperatura mínima não passa de 8ºC e a máxima chega aos 14ºC. Mais ao Norte, porém, o frio é mais intenso e no Porto, o clima é mais úmido e as temperaturas são um pouco mais baixas que Lisboa. Apesar do frio duro, os termômetros nessa região ainda marcam temperaturas mais leves se comparados à outras cidades da Europa.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.