Não é o verão! Saiba os melhores meses para conseguir emprego em Portugal e os motivos

0
2973

Portugal está melhorando cada vez mais nas suas oportunidades de emprego, conseguindo mesmo reduzir seu desemprego significativamente para mínimos que há muitos anos não eram conseguidos.

Ao contrário do que se possa imaginar, sobretudo por causa dos turistas que chegam a Portugal, o verão não é a estação de ano que mais oportunidades dá para os brasileiros poderem começar sua vida profissional em Portugal. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar simples.

Conheça os melhores meses para encontrar emprego

Como garante o site da “TVI24”, todo mundo quer saber quais os melhores meses para encontrar emprego. No entanto, nem todas as projecções estão certas. Há quem diga que é durante o verão enquanto outros afirmam que é no final do ano. A resposta certa? Nenhuma das anteriores.

Nos últimos meses, Portugal conseguiu baixar a taxa de desemprego para a mais baixa desde 2009. Foram criados cerca de 160 mil postos de trabalho em diversas áreas. Contudo, nem tudo depende do governo do país. As próprias estratégias dos candidatos influenciam a procura de emprego. Desde o modo como se comportam na entrevista até ao momento em que enviam candidaturas.  Ter um currículo bem construído, assim como uma boa carta de apresentação, é igualmente essencial.

Muitas pessoas pensam que a altura de contratações é durante o verão e em Dezembro. E, de facto, muitas empresas abrem vagas nestas alturas. Contudo, estas vagas podem não ser aquelas que mais se procura. Nestas épocas, a maior parte delas são temporárias. De reparar que a maioria das empresas que contratam nestas alturas são dos sectores do turismo ou comércio – sectores com maior afluência de clientes no verão e na altura do Natal.

Mas quais são os motivos para que isso aconteça?

Segundo a empresa de recrutamento Page Personnel, “os meses ideais para encontrar emprego são outubro e novembro”. Em Julho muitos trabalhadores já entram de férias e em Agosto as empresas estão a trabalhar a meio-gás. Contra tudo o que se costuma dizer, esta é mesmo a pior altura para encontrar emprego.

Quando chega Setembro, as empresas começam a preparar o ano seguinte. Esta fase demora ainda algum tempo, pelo que estas só têm noção dos recursos que necessitam para alcançar os objectivos.

Os melhores meses para encontrar emprego são mesmo Outubro e Novembro. Dezembro já é demasiado tarde, visto que, nessa altura, as empresas já querem ter equipas consolidadas.

Especialista acabam esclarecendo todas as dúvidas

Tanto José Sánchez como Javiér Caparrós, donos de sites de emprego,  concordam que agosto é a pior altura, visto que, historicamente, é a altura em que a grande maioria das firmas tiram férias.

“Na verdade, em agosto, qualquer grande empresa está de férias”, diz Sánchez, ao que acrescenta Caparrós: “Agosto é um mau mês para iniciar a pesquisa, porque nenhum processo é ativado nas empresas”. Estas perspetivas acabam então por contrariar as conclusões de um estudo feito pela CV-Coach em 2014, onde ficou apurado, no caso do mercado laboral espanhol, que era em setembro que mais de 70% das pessoas enviava currículos às empresas.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.