É bem-vindo! Saiba como trabalhar em Portugal como professor e seu concurso público

0
103

Portugal está aberto a receber professores brasileiros. Prova disso mesmo é que o país está facilitando muito a entrada desses professores através do seu concurso público anual. Será uma oportunidade única para os professores brasileiros poderem entrar em uma organização educacional muito evoluída.

De fato, Portugal tem um ensino de enorme qualidade em termos mundiais, conseguindo se fixar bem na média do que se verifica na União Europeia. O apoio para todos os professores é bastante grande, sendo que o novo Governo português está até pensando em poder aumentar os salários. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar mais simples.

Passo a passo para conseguir entrar no concurso público em Portugal

Como garante o site “Via Carreira”, os concursos públicos para professores em Portugal não cobram nenhuma taxa de inscrição. Em relação às etapas desse processo, para a uma vaga como docente nas escolas públicas em Portugal, o interessado deverá seguir os seguintes passo:

1º Fase

Para poder concorrer a uma vaga como professor em Portugal, sendo brasileiro, o candidato deverá ter uma declaração emitida pela DGAE (Direção Geral de Administração Escolar) afirmando que o mesmo possui os conhecimentos literários necessário para disputar uma vaga.

2º Fase

Depois de obter a declaração emitida pelo DEGAE, o candidato deverá ficar atento ao período de inscrição para o concurso, que dura, em média, 05 dias úteis. A inscrição deverá ser realizada no site do DEGAE.

3º Fase

Em relação aos dados exigidos para inscrição, o candidato deverá apresentar:

  • Passaporte válido/ visto;
  • Número de contribuinte (CPF português);
  • Autorização de Residência;
  • Endereço de residência;
  • Habilitações Literárias (nível de estudo);

Vale a pena recordar que a experiência do professor brasileiro, no Brasil, não vale de nada em Portugal. Sendo assim, o que irá contar na hora concurso será a nota da prova.

Como ficará meu processo de cidadania com emprego de professor?

No que se refere à educação pública, se você não possui cidadania portuguesa, há outra maneira de participar desse concurso. Os brasileiros que residem há mais de 6 meses em Portugal devem solicitar o Estatuto da Igualdade de Direitos e Deveres, com esse direito concedido e o diploma validado o candidato poderá concorrer à vaga de professor na rede pública.

Para o brasileiro com interesse de trabalhar em Portugal como professor, é importante saber que há duas formas disso acontecer. Para o ensino público é necessário a realização de concursos, assim como no Brasil. Agora para educação privada, como creches, escolas particulares e universidades o que será avaliado é o currículo do candidato.

Recordamos que a validação do diploma brasileiro em Portugal é obrigatória para exercer a sua profissão no país.  Entre as maneiras mais indicadas, para professores que desejam validar o diploma em Portugal, o mestrado em universidades portuguesas é a que mais se destaca.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.

É bem-vindo! Saiba como trabalhar em Portugal como professor e seu concurso público
5 (100%) 3 votes
moraremportugal.com