Conheça Agora 10 Locais mais charmosos de Portugal

0
497

Portugal é um País maravilhoso, cheio de encantos e lugares magníficos.
Portugal possui uma rica gastronomia e um excelente destino para turistas, e com base nisso fizemos uma pequena lista de 10 Locais mais charmosos de Portugal .

Confira abaixo!

Lagos – Algarve

Lagos é uma das cidades mais charmosas da costa algarvia do sul, longe do turismo de massa, antiga, mas com espírito jovem, conquistou o coração de seus visitantes com praias espetaculares, maravilhas naturais e clima fresco. Geeks, fenícios, romanos e mouros reconheceram a importância do porto da cidade. 

Em 1415 uma frota gigante partiu para conquistar Ceuta em Marrocos, dando assim o nascimento da Era dos Descobrimentos. Mas esta é a história, hoje em dia a maior atração de Lagos é a Ponta de Piedade –  formações rochosas naturais, praias, desportos aquáticos, restaurantes de comida saudável e o desenvolvimento das artes modernas.

Olhão

Olhão é uma exceção à regra, longe do balneário e do grande porto de pesca que preservou seu direito de ser chamado de destino “fora do comum”. Abriga o maior porto de pesca do Algarve, com uma agradável para explorar a marina. 

Encantadoras ruas apedrejadas e construções modestas e aristocráticas não perdem a cidade antiga. Olhão também recebe um importante festival de frutos do mar e música folclórica na segunda semana de agosto.  

Távira

Tavira é sem dúvida a cidade mais intocada do Algarve. Apesar da sua bela arquitetura mediterrânica ao longo do rio Gilão, escapou a grandes desenvolvimentos (como, por exemplo, Albufeira). 

Como em Lagos, a cena artística está em ascensão. Ruas brancas e casas lavadas, pontes românticas – uma das quais é originalmente romana, barcos de pesca coloridos à beira do rio fazem dela a pequena cidade idílica. 

Não se esqueça de fazer uma pausa em um dos muitos cafés charmosos também. Olhão e Tavira são portões de algumas das praias mais intocadas do Algarve, separadas do rio pelo continente – incluem a Ilha da Culatra, a Fuseta e Tavira.

Cacela Velha

Cacela Velha é uma vila muito pequena a leste de Tavira que tem como principal atração a sua praia intocada que leva o mesmo nome. 

Vale a pena visitar depois de um dia tranquilo na praia para alguns petiscos (tapas) e só para dar uma olhada na sua imagem, casas e ruas lavadas brancas perfeitas. A aldeia era a Medina de Qast’alla Daraj, uma cidade islâmica que remonta ao século 10, quando grande parte da península ibérica era controlada pelos mouros e berberes que chegaram do norte da África. Não se esqueça de verificar as vistas para a praia de sua fortaleza, eles são de tirar o fôlego.

Mértola – Alentejo

Mertola é uma das mais belas cidades alentejanas no topo de uma colina, com vista para o rio Guadiana, que manteve o encanto dos tempos antigos. 

Devido à sua longa estagnação econômica, preservou grande parte do patrimônio islâmico, tendo hoje o status de Vila Museu – Museu da cidade. 

A cada dois anos, em maio, Mertola recebe um festival islâmico quando é decorado para se assemelhar a um Souk. Além de admirar as ruas antigas, Mertola oferece atividades como oficinas de artesanato, transporte, ciclismo, equitação e javali selvagem e outras iguarias alentejanas.

Monsaraz

Monsaraz é outra cidade alentejana encantadora, datada do século VIII, que infelizmente luta para manter os seus habitantes, que são na sua maioria pessoas idosas. 

Mas não perdeu sua mágica. Com o seu castelo numa colina com vista para a Barragem do Alqueva e para os olivais polvilhados na clássica paisagem alentejana, não pode ficar indiferente. 

Hoje a aldeia prospera no turismo com alguns restaurantes, casas de hóspedes e lojas de artesanato. Vale a pena visitar por sua vibe tradicional e provar algumas das melhores cozinhas de Portugal.

Marvão

Marvão é uma pequena cidade maravilhosa numa colina, gosto de chamar de Vila Branca do Alentejo. Como em Monsaraz, as casas são completamente brancas, não como o resto das cidades e aldeias de Portugal, que por vezes têm quadros amarelos, verdes ou azuis. 

Parece que parou a tempo de podermos contemplar a beleza do passado. Não se esqueça de verificar a maravilhosa vista do castelo para as vastas planícies alentejanas, se estiver ao pôr-do-sol ficará hipnotizado. 

Existem alguns jardins botânicos muito bem conservados na cidade, por isso não tenha medo de se perder.

Castelo de Vide

A pequena cidade de Castelo de Vide mantém o seu encanto com um castelo na colina, um labirinto de ruas apedrejadas e idílicas e uma majestosa praça principal. 

Mas é um pouco diferente do anterior – além de ser muito maior, há vida além do turismo, o que pode torná-lo mais atraente, ou não, dependendo do que você está procurando.

Évora

Évora é uma das cidades mais famosas do Alentejo. Conquistou o amor de romanos e mouros e hoje é patrimônio mundial da Unesco. 

Seus principais monumentos são o Templo Romano de Diana e sua Capela dos Ossos. 

Como um bônus vem a herança megalítica nas colinas próximas, conhecidas como o Stonehenge Português. Como o resto das cidades alentejanas na lista, Évora não decepciona com a sua cozinha, ruas de paralelepípedos e casas caiadas de branco.

Vila Nova De Milfontes

Vila Nova de Milfontes é uma cidade descontraída no litoral do Alentejo, inserida no coração do Parque Natural da Costa Vicentina. Praias próximas são sua principal atração, normalmente são onde os portugueses saem para suas férias, porque são calmos e discretos, exceto em agosto, quando bem, nada fica calmo. As ruas estreitas e pequenas praças abrigam muitos bons restaurantes, para uma experiência mais cênica, vá para um na praia.