Oportunidades únicas: saiba como brasileiros podem obter bolsa de estudo para Portugal

0
3214
Compartilhe!

Existem várias oportunidades de financiamento à disposição de estudantes brasileiros para realizarem estudos universitários em Portugal. No caso de ser um aluno excelente, poderá candidatar-se às bolsas de mérito nas universidades que concedem uma isenção ou redução do preço da propina ou mensalidade. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar simples.

Conheça algumas bolsas de estudo que podem ajudar:

1. Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades

É o maior programa de mobilidade entre Portugal e o Brasil existente em Portugal. O objetivo é possibilitar a mobilidade de alunos de nível académico superior, ou seja, entre universidades.

2. Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades

Estes programas criam uma rede de transferência de conhecimentos entre as universidades portuguesas e as universidades do universo iberoamericano que tem como objectivo último criar um espaço iberoamericano do conhecimento.

Através deste programa os estudantes podem realizar períodos de mobilidade de um mínimo de seis meses em Instituições de Ensino Superior de vários países da Ibero-América.

3. Erasmus Mundus

Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus (MCEM) incluem financiamento para alunos de fora da Europa. São programas de estudos internacionais integrados de prestígio, lecionados em conjunto por um consórcio internacional de instituições de ensino superior.

Os MCEM atribuem bolsas de estudo financiadas pela UE aos melhores estudantesselecionados anualmente.

Os estudos devem decorrer, no mínimo, em dois dos países do programa. Parte dos estudos pode também decorrer num país parceiro se uma instituição desse país estiver envolvida no programa.

4. PLI – Programa de Licenciaturas Internacionais

O PLI – Programa de Licenciaturas Internacionais – apoia estudantes de licenciatura em determinadas áreas para períodos de intercâmbio com as universidades portuguesas. As candidaturas são institucionais e os estudantes interessados devem contactar as suas universidades do Brasil.

Os estudantes selecionados permanecem em Portugal por um período de 12 meses, com possibilidade de ser estendido por mais 10 meses para os estudantes com excelente desempenho académico, com o objetivo de permitir a dupla titulação.

A oferta formativa do PLI destina-se em especial à formação de professores de cursos de ensino básico nas áreas da Biologia, da Física, da Química, da Matemática e do Português.

5. FCT e CAPES

Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT) e a CAPES disponibilizam apoios para intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos conjuntos comuns de investigação que integrem Formação Avançada, quer na parte portuguesa, quer na parte brasileira. Estes apoios são especialmente dirigidos a projetos que envolvam mobilidade de jovens investigadores.

6. Programa Cátedra CAPES e CES de Ciências Sociais e Humanas

Com a duração de um semestre académico, este programa tem como objetivo aprofundar a cooperação académica entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia brasileiros e estrangeiros, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil e em Portugal.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.

Facebook Comments