ESTUDAR EM PORTUGAL! DICAS PARA CONSEGUIR BOLSAS DE ESTUDO EM PORTUGAL

0
2452

De acordo com a oitava edição dos QS World University Rankings by Subject 2018 , divulgada em fevereiro de 2018, dez Universidades de Portugal ficaram entre as 100 melhores do Ranking mundial e Portugal foi o país europeu com a maior índice de melhora em 2017.

Na Universidade de Lisboa, as melhores áreas foram:

  • Arte e Design
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Geografia
  • Desporto
  • Engenharia Civil
  • Estatística e Pesquisa Operacional.

Na Universidade do Porto, as áreas que ficaram em melhor colocação foram:

  • Engenharia Civil
  • Desporto
  • Arquitetura/Urbanismo
  • Engenharia Química

 

     Além destas, outras estão entre as melhores Universidades de Portugal:

  • Instituto Superior Técnico – ulisboa.pt
  • Universidade de Aveiro – ua.pt
  • Universidade de Coimbra – uc.pt
  • Universidade Nova de Lisboa – unl.pt
  • Universidade do Minho – uminho.pt

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgou em abril de 2018 os dados do primeiro levantamento realizado sobre o uso do ENEM em universidades de Portugal. Foi apontado que o referido Exame foi utilizado por mais de 1200 estudantes brasileiros para candidaturas em universidades de Portugal. Os dados ainda estão sendo reunidos, pois aguardam os resultados de 6 universidades portuguesas (no total são 29 universidades que aceitam o ENEM em Portugal). A Universidade do Porto selecionou 316 brasileiros, que passaram a ser estudantes da instituição, e a Universidade de Algarve selecionou 308.

Estudar em Portugal com certeza será um grande investimento para a sua carreira, além de uma grande experiência profissional e de vida. Melhor ainda se conseguir uma bolsa de estudos em Portugal. Vamos falar sobre diversas instituições que oferecem oportunidades de bolsa de estudos em Portugal, tanto para graduação, quanto para mestrado, doutorado e até pós-doutorado, bem como a documentação e os critérios que costumam ser considerados para selecionar os candidatos a bolsista.

Uma bolsa de estudos em Portugal, seja parcial ou integral, pode ser fundamental para você realizar o sonho de estudar na Europa. A bolsa de estudos pode ajudar no pagamento das propinas do seu curso (em Portugal assim são chamadas as mensalidades das universidades), como também nas suas despesas mensais. (saiba mais sobre o ensino superior em Portugal) Acesse o artigo AQUI

 

            DICAS PARA CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDO EM PORTUGAL

Sempre, em qualquer seleção em que vá se candidatar, é fundamental ler com muita atenção os editais. Leia atentamente às partes que tratam dos requisitos, da documentação necessária e prazos. Deixar passar algum detalhe desapercebido pode colocar em risco todo o seu planejamento e sonho de viver e estudar em Portugal. Cada instituição possui o seu edital ou regulamento que define os procedimentos para selecionar os futuros bolsistas. Atenção especial às instituições que também oferecem bolsas por mérito, que consideram o seu desempenho nas disciplinas acadêmicas ao longo de um período determinado.

É sempre bom levar em consideração que a maioria das instituições vai solicitar o seu currículo profissional e acadêmico (o modelo Europass é o recomendado e o mais aceito), bem como o seu projeto de pesquisa – nos casos de mestrado, doutorado e pós-doutorado – para avaliar se você faz jus à concessão de uma bolsa de estudos em Portugal. Serão necessários também o seu Histórico Escolar, Diploma de Graduação, Mestrado ou Doutorado, bem como o seu Passaporte. Além disso, esteja pronto para escrever uma Carta de Motivação. Tudo isso mediante o preenchimento de um Formulário de Inscrição Online.

Pensa em Morar em Portugal? Comece seu planejamento com o Guia Morar em Portugal

ALGUMAS INSTITUIÇÕES QUE OFERECEM BOLSAS DE ESTUDO EM PORTUGAL

Santander Universidadeswww.bolsas-santander.com

O Santander Universidades é um programa mantido pelo banco Santander e oferece diversas oportunidades de bolsas de estudos para estudantes brasileiros em instituições do mundo todo.

Fundação para a Ciência e a Tecnologiawww.fct.pt

A Fundação é um órgão do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, que avalia e financia as pesquisas científicas no país em todas as áreas.

Instituto Camõeshttp://www.instituto-camoes.pt

O Instituto foi criado para a promoção da língua portuguesa e da cultura portuguesa no exterior.

Fundação Millenium BCP

O programa de bolsas de estudo reconhece o papel primordial da educação como fator de desenvolvimento e visa proporcionar a possibilidade de acesso a uma formação que resulte no proveito pessoal e para o país de origem, sempre que, terminada a formação, se verifique o regresso aos respectivos países .

Fundação Calouste Gulbenkianwww.gulbenkian.pt

É uma instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública geral, cujos fins são a Arte, a Beneficência, a Ciência e a Educação.

Fundação Luso-Americana www.flad.pt

 

É uma fundação portuguesa privada e financeiramente autônoma criada em 1985 pelo estado português. O objetivo da fundação é promover as relações entre Portugal e os Estados Unidos, visando, o desenvolvimento econômico, social e cultural português, com especial enfoque nos Açores.

Fundação Eugénio de Almeidawww.fundacaoeugeniodealmeida.pt

A vocação institucional da Fundação concretiza-se nos domínios cultural e educativo, social e espiritual visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável, com especial incidência na região de Évora

Fundação do Orientewww.foriente.pt

Tem o objetivo de promover relações históricas entre Portugal e os países orientais, Macau e China, bem como a Cultura, educação, artes, ciência, social e filantropia.

Instituto Politécnico de Leiriawww.ipleiria.pt

É uma instituição pública de ensino superior. Promove ativamente o desenvolvimento regional, nacional e a internacionalização. Valoriza a inclusão, a cooperação, a responsabilidade, a criatividade e o espírito crítico e empreendedor. O Instituto encontra-se com INSCRIÇÕES ABERTAS para bolsas de estudo a candidatos às licenciaturas, graduações, mestrados e doutorados, podendo chegar a até 50% na anuidade. Assim o valor é reduzido para mil e quinhentos a dois mil euros.

Gostou do artigo? Temos muitas outras informações dentro da nossa área de membros sobre morar em Portugal. Acesse o Guia Morar em Portugal e participe da comunidade que já tem mais de 7mil membros.

 

ESTUDAR EM PORTUGAL! DICAS PARA CONSEGUIR BOLSAS DE ESTUDO EM PORTUGAL
5 (100%) 2 votes