Entrevista de Emprego em PORTUGAL? 10 Perguntas mais comuns!

Olá pessoal tudo bem com vocês? espero que sim hein…
hoje iremos falar das 10 Perguntas mais comuns em um Entrevista de emprego em PORTUGAL.
Então fique ligado que logo abaixo falaremos sobre esse assunto!

Antes de tudo, se você esta aqui pela 1º vez, quero lhe desejar boas vindas! se você já é nosso Leitor/Seguidor compartilhe este artigo com seus amigos!
Sem mais delongas , Vamos ao artigo!

Muitas pessoas perguntam como são os trabalhos em Portugal, como é a vida de quem trabalha em Portugal,  e Como se portar em uma entrevista e inclusive nos perguntam como são as Entrevistas de empregos em Portugal, por tanto vamos listar agora para que vocês possam ficar por dentro ok 😉

Algumas coisas são similares com as Entrevistas feitas no Brasil, porém outras são bastante específicas de Portugal.

1º Pergunta: conte-me sobre si:
é uma pergunta Clássica entre os entrevistadores tanto no Brasil quanto em Portugal, no Brasil o termo usado com frequência é ” Me fale um pouco sobre si mesmo ” . e oque você irá falar? sobre sua vida pessoa? sua vida profissional? vai mesclar os dois, tem que tomar cuidado com oque você irá falar pra também não ficar disparando durante 15 minutos sobre você. é uma ótima oportunidade pra você não falar muito da sua vida pessoal, poque a pessoa que esta ali te entrevistando não esta interessado se você gosta de rock, se você curte strogonoff de frango, se você assiste netflix, qual sua série favorita e etc… Ele quer saber características que possa ser aplicadas na vagas que você esta concorrendo.

Importante também é você estudar a empresa que você enviou currículo, pra você tentar encaixar um pouco do que você é profissionalmente com o objetivo e a missão da empresa. não importa se é um cargo Simples ou um cargo de Gerente, você tem que saber um pouco sobre a empresa que você está entrando.

2º Pergunta: Porque devemos contrata-lo?:
essa é uma pergunta que você também já ouviu ai no Brasil e com certeza você já deve estar imaginando vários tipos de respostas. e la vai uma ” dica matadora ” : SE COLOQUE LA EM CIMA! Eleva você, fale que você é extremamente importante para empresa, para aquele cargo. Nesse momento você tem que provar que a empresa precisa de VOCÊ, Claro! tomando sempre cuidado para não ser arrogante, com aquele jeito de ( EU SEI MAIS QUE VOCÊ ), mais se valorizando, você não irá mentir, mais irá se colocar la em cima ou seja o famoso ” Encher a bola ”  tome cuidado também com algumas palavras, nesse texto estou sendo bem informal e direto.

Observação; para muitos cargos, você deverá fazer uma Carta de Apresentação, então é uma boa oportunidade para você poder elaborar bem as palavras.

3º Pergunta: Quais são suas expectativas salariais? :
Essa é uma pergunta bem difícil de se responder, porém muitos falam sempre as mesmas palavras ” Nós podemos negociar o valor “, POR FAVOR! não faça isso!, isso é péssimo para sua imagem, por tanto la vai uma dica bem bacana : Pesquise o salário da sua área ou cargo pretendido, porque no final de tudo isso o entrevistador vai te pedir um número e você terá que responder.
uma boa resposta seria: o Profissional da Vaga X ta ganhando em média uma faixa salária de 1.000 Euros, então é oque eu espero poder ganhar. porque ai você não vai pedir muito, nem pouco e no final irá esperar o entrevistador falar o quanto você irá receber.

4º Pergunta: Qual é sua maior qualidade?
essa é uma pergunta bastante feitas pelos entrevistadores, e dai todo mundo fala ” há eu sou pontual! ” ” há eu sou organizado” todo mundo fala isso! e uma das primeiras dicas é : FUJA DA MESMICE, você tem que se destacar, seja diferente, seja autêntico, seja verdadeiro! dê sua qualidade e também dê um exemplo de sua qualidade.

5º Pergunta: Qual é sua maior Fraqueza ou Defeito?
essa é uma pergunta clássica! que geralmente ” Ferra ” muita gente! talvez essa seja uma pergunta eliminatória. e uma RESPOSTA que você nunca deverá falar é…  EU SOU PERFECCIONISTA, todo mundo fala isso! NÃO FALEM ISSO NAS ENTREVISTAS! Ninguém aguenta mais isso 😉 procure usar algo que se destaque dos outros concorrente, porem algo que não possa te queimar na sua profissão. tem que ser um defeito que não tem nada a ver com aquilo que você vai trabalhar.
observação: diga também oque você esta fazendo para melhorar o seu “defeito”.

6º Pergunta: Por que razão deixou o seu último emprego?
Duas coisas podem ter acontecido. Ou você pediu demissão, ou foi mandado embora. Se você saiu pela tua iniciativa, pode responder que a empresa onde trabalhavas ou o cargo não tinham alguma característica à qual da grande importância. Característica essa que a empresa que esta lhe entrevistando terá. Algo importante será, em nenhuma altura falar mal da empresa anterior. Porque, se você falar mal da empresa anterior está deixando claro ao recrutador que no futuro poderá falar mal da dele tabém.

Se foi mandado embora,  explica com honestidade o motivo e deixa claro o que aprendeu com essa experiência,  e como a mesma contribuiu para que no presente e futuro seja melhor pessoa e profissional.

7º Pergunta: Porque é que você quer este trabalho? 
Aqui o recrutador vai querer perceber se ‘está ali apenas pelo salário’, ou se quer realmente fazer parte de uma organização e crescer com ela. Deverá tentar passar a ideia de que quer fazer ‘parte da família’ e elencar os motivos e as características que a empresa e o cargo têm que contribuem para isso.

8º Pergunta: Como e onde se vê daqui a 5 anos? 
A resposta a esta questão deverá transparecer que é uma pessoa ambiciosa, mas que não tem a cabeça nas nuvens. É importante não dizer que esta posição para a qual está sendo entrevistado é apenas um breve passo no teu caminho glorioso até ao sucesso.

Deverá dizer como esta posição vai contribuir para o teu crescimento e que quer crescer com a empresa a médio e longo prazo.

9º Pergunta: Como é que você lida com a pressão e o stress?
É importante ser claro e conciso. Descreve uma situação difícil específica do passado que conseguiu ultrapassar.

10º Pergunta: Tem alguma questão para mim? 
Esta é uma fantástica oportunidade de saber mais sobre o cargo e a empresa, mas também para mostrar o teu nível de interesse. A maior parte dos candidatos escolhe não colocar nenhuma questão ao recrutador, e assim sendo, esta é igualmente uma boa oportunidade de destacar-se dos outros candidatos.

Bom, essa foram as 10 Perguntas mais comuns nas Entrevistas de Empregos em PORTUGAL!
espero que tenha apreciado!
Nos vemos no próximo artigo!

 

 

 

Saiba como Morar em Portugal Passo à Passo

Conheça o GUIA Oficial Morar em Portugal
Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.

Ao acessar o guia, você terá acesso as informações abaixo:

  1. Planejamento de moradia
  2. Emissão de passaporte comum
  3. Emissão de passaporte de emergência
  4. Quanto levar em dinheiro?
  5. Como escolher passagens aéreas?
  6. Como escolher hotel barato?
  7. Que documentos autenticar no Brasil?
  8. Documentos necessários para apresentar na Imigração
  9. Média de custos para os primeiros meses de moradia
  10. Despesas básicas
  11. Que documentos preciso ter para morar em Portugal?
  12. Onde morar?
  13. Como consigo vagas de emprego em Portugal para brasileiros?
  14. Matriculas escolares para filhos
  15. Como faço para me legalizar?
  16. Como tirar habilitação em Portugal?
  17. Comprando carro barato em Portugal
  18. Como estudar em uma universidade portuguesa?
  19. E muito mais! São mais de 50 aulas, vídeos e ebooks com informações preciosas sobre a imigração de brasileiros para Portugal.



Cadastre-se em nossa Lista

Ivan Vasconcelos

Brasileiro, publicitário e web marketing que gosta de passar informações sobre a vida em Portugal.

Website: