Consulado de Portugal em SP suspende novos pedidos de cidadania

0
7255

A proporção inclui ainda o Escritório do Consulado em Santos. No Rio de Janeiro, o serviço funciona regularmente.

O Consulado de Portugal em São Paulo resolveu impedir nesta quinta-feira (18) as novas solicitações de cidadania e vistos até o dia 2 de janeiro de 2019. A razão é o alto número de solicitações recebidas nos últimos meses, o que sobrecarregou o sistema.

Em nota, a instituição diz que O Impedimento foi necessário para evitar lentidão na análise dos processos pendentes”.

A reprodução na capital paulista é a que mais recebe pedidos de nacionalidade portuguesa de toda a rede consular de lusitana.

No ano passado, o Consulado-geral em São Paulo recebeu cerca de 12.217 pedidos de cidadania, um crescimento de 64,8% em relação a 2016, quando foram registradas 7.413 requisições É o triplo do escritório do Rio de Janeiro –4.157 pedidos

De janeiro até setembro, o Consulado-geral em São Paulo recebeu quase 6.000 solicitações de visto, sendo 61% para estudos. A crescente procura se deve pela facilidade na admissão nas universidades portuguesas, que desde 2014 aceitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Escritório em Santos

O impedimento também vale para o Escritório do Consulado em Santos, igualmente sobrecarregado com requisições, Nos outros consulados portugueses no Brasil –Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza os serviços continuam normalmente.

Aqueles que não deseja esperar até o dia 2 de janeiro pode entrar com os pedidos diretamente na Conservatória de Registro Civil em Portugal (www.irn.mj.pt).

Quem são as pessoas que possuem direito?

Tem direito à solicitação de nacionalidade portuguesa os filhos de cidadãos portugueses, netos, cônjuges e companheiros, e descendentes de judeus sefarditas portugueses.

Conheça o Guia Morar Em Portugal, através dele, você irá economizar tempo e dinheiro ao se preparar para ir para Portugal, clique no banner abaixo!