Cartão de Cidadão: Software desenvolvido para assinar documentos.

Software foi desenvolvido para ler os dados do Cartão de cidadão

A Smart Card On Mobile é um aplicativo portugues para iOS e Android que permite usar o cartão de cidadão para assinar documentos com valor jurídico e ter acesso a dados públicos e à moradia onde reside. A Present Technologies criou ferramentas para que este cartão de cidadão seja utilizado no smartphone ou no tablet, graças a um adaptador. Esta solução é um complemento aos leitores vendidos pela Agência de Modernização Administrativa (AMA).

A ferramenta desenvolvida pela Present Technologies serve inclusive para “empresas e serviços públicos”. Preencher formulários com informação em bancos ou serviços públicos, assinatura digital num serviço público quando o trabalhador está em movimento ou autenticação segura em serviços são apenas alguns exemplos onde esta tecnologia será útil, de acordo com a empresa.

A Present Technologies fala que esta aplicação está agora sendo introduzida no mercado e que estão decorrendo conversações com parceiros estratégicos. O adaptador para smartphone ou tablet tem de ser comprado pelo utilizador porque a empresa não está fornecendo o adaptado, pois alegam não estar em ” desenvolvimento” de hardware.

Veja o vídeo abaixo sobre o App 🙂

Foi registrado algumas mudanças no cartão de cidadão no início desta semana: a validade do documento foi estendida para 10 anos no caso dos cidadãos com mais de 25 anos, com o custo de renovação de 15 para 18 euros (entregas normais).

No entanto haverá entre 250 e 750 multas para as entidades públicas e privadas que exigirem uma cópia do cartão de cidadão sem o consentimento da pessoa. por tanto tenha atenção.

.

Quer trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.