Estas são as Cidades Mais Seguras para se Viver em Portugal

0
1622
Compartilhe!

De norte a sul, descubra as cidades mais seguras para viver no nosso país.

Por National Geographic

De acordo com o Global Peace Index de 2019, Portugal está entre os países mais seguros do mundo. Numa lista composta por 163 países, Portugal ocupa a quarta posição, ficando atrás da Islândia, Nova Zelândia e Áustria.

Mas são as cidades portuguesas mais seguras para viver?
5 cidades mais seguras de Portugal
Segundo a Pordata – Base de Dados Portugal Contemporâneo –, que fornece dados estatísticos de Portugal e da Europa, foi possível identificar as cidades com menores índices de violência no país, ou seja, que são consideradas as cidades mais seguras para viver.

Destacamos as primeiras 5:

1.º Lugar: Torres Novas
Torres Novas é o município que ocupa a primeira posição do ranking de cidades mais seguras de Portugal.
Localizada no distrito de Santarém, na região Centro e sub-região do Médio Tejo, Torres Novas possui uma área geográfica de 270 km2 e 36.338 habitantes, divididos pelas 10 freguesias do município.

2.º Lugar: Seixal
Pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, Seixal é considerada a segunda cidade mais segura do país.
A população ronda os 31.600 habitantes, sendo assim um dos oito concelhos mais populosos de Portugal.
Para além da segurança, o Seixal destaca-se por ser uma “surpreendente pérola à beira Tejo”. A poucos quilómetros da capital, é uma das cidades portuguesas mais interessantes a nível de paisagens naturais, oferta náutica e património histórico-cultural. Um local ideal para viver!

3.º Lugar: Alvito
Apesar de ser uma pequena vila portuguesa do Distrito de Beja, região do Alentejo, Alvito está na lista das cidades mais seguras para viver em Portugal, ocupando a 3.ª posição.
município de Alvito possui cerca de 265km2 de área geográfica, subdividido por 2 freguesias apenas, e a sua população ronda os 2.500 habitantes.
Se procura um local mais tranquilo para viver, Alvito pode ser a oportunidade que procura!

4.º lugar: Góis
Góis é uma vila portuguesa que pertence ao distrito de Coimbra, na província histórica da Beira Litoral, região Centro, e é banhada pelo rio Ceira. Tem menos de 2.000 habitantes e é sede de um município com 263,30 km2 de área geográfica, subdividido em 4 freguesias.
Se procura um novo local para viver em Portugal, Góis está em 4.º lugar na lista das cidades mais seguras do país. Deixe-se encantar pela natureza rural de Góis, pelas paisagens deslumbrantes e pelas praias fluviais.

5.º Lugar: Vila Franca de Xira
Em último lugar no nosso top 5 de cidades mais seguras para viver em Portugal, encontra-se Vila Franca de Xira.
Vila Franca de Xira é um município português no Distrito de Lisboa, situado na província tradicional do Ribatejo. É sede de um concelho com 318,19 km² de área e 136.886 habitantes, subdividido em 6 freguesias.

Segundo os dados da Pordata, Albufeira, Lisboa e Porto constam nos primeiros lugares da lista das cidades com índice de criminalidade mais elevado em Portugal.

No caso de Albufeira, tal como acontece com cidades turísticas, a época de férias é o principal motivo pela qual a cidade se encontra no ranking das cidades menos seguras do país. Com a enchente de turistas, crimes como furtos de carteiras e malas aumentam. O mesmo acontece com Lisboa e Porto, cidades com uma grande densidade populacional e turismo todo o ano.