Estas são as Cidades Mais Seguras para se Viver em Portugal

Igreja de Nossa Senhora de Alcamé, Vila Franca de Xira. FOTOGRAFIA DE MUNICÍPIO DE VILA FRANCA DE XIRA
De acordo com o Global Peace Index de 2019, Portugal está entre os países mais seguros do mundo. Numa lista composta por 163 países, Portugal ocupa a quarta posição, ficando atrás da Islândia, Nova Zelândia e Áustria.
Mas são as cidades portuguesas mais seguras para viver?
5 cidades mais seguras de Portugal
Segundo a Pordata – Base de Dados Portugal Contemporâneo –, que fornece dados estatísticos de Portugal e da Europa, foi possível identificar as cidades com menores índices de violência no país, ou seja, que são consideradas as cidades mais seguras para viver.
Destacamos as primeiras 5:
1.º Lugar: Torres Novas
Torres Novas é o município que ocupa a primeira posição do ranking de cidades mais seguras de Portugal.
Localizada no distrito de Santarém, na região Centro e sub-região do Médio Tejo, Torres Novas possui uma área geográfica de 270 km2 e 36.338 habitantes, divididos pelas 10 freguesias do município.
Leia também: Comprar casa em Portugal vale à pena?
2.º Lugar: Seixal
Pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, Seixal é considerada a segunda cidade mais segura do país.
A população ronda os 31.600 habitantes, sendo assim um dos oito concelhos mais populosos de Portugal.
Para além da segurança, o Seixal destaca-se por ser uma “surpreendente pérola à beira Tejo”. A poucos quilómetros da capital, é uma das cidades portuguesas mais interessantes a nível de paisagens naturais, oferta náutica e património histórico-cultural. Um local ideal para viver!

Cultura náutica vivida na cidade do Seixal. FOTOGRAFIA DE CÂMARA MUNICIPAL DO SEIXAL
3.º Lugar: Alvito
Apesar de ser uma pequena vila portuguesa do Distrito de Beja, região do Alentejo, Alvito está na lista das cidades mais seguras para viver em Portugal, ocupando a 3.ª posição.
O município de Alvito possui cerca de 265km2 de área geográfica, subdividido por 2 freguesias apenas, e a sua população ronda os 2.500 habitantes.
Se procura um local mais tranquilo para viver, Alvito pode ser a oportunidade que procura!
4.º lugar: Góis
Góis é uma vila portuguesa que pertence ao distrito de Coimbra, na província histórica da Beira Litoral, região Centro, e é banhada pelo rio Ceira. Tem menos de 2.000 habitantes e é sede de um município com 263,30 km2 de área geográfica, subdividido em 4 freguesias.
Se procura um novo local para viver em Portugal, Góis está em 4.º lugar na lista das cidades mais seguras do país. Deixe-se encantar pela natureza rural de Góis, pelas paisagens deslumbrantes e pelas praias fluviais.
5.º Lugar: Vila Franca de Xira
Em último lugar no nosso top 5 de cidades mais seguras para viver em Portugal, encontra-se Vila Franca de Xira.
Vila Franca de Xira é um município português no Distrito de Lisboa, situado na província tradicional do Ribatejo. É sede de um concelho com 318,19 km² de área e 136.886 habitantes, subdividido em 6 freguesias.
Segundo os dados da Pordata, Albufeira, Lisboa e Porto constam nos primeiros lugares da lista das cidades com índice de criminalidade mais elevado em Portugal.
No caso de Albufeira, tal como acontece com cidades turísticas, a época de férias é o principal motivo pela qual a cidade se encontra no ranking das cidades menos seguras do país. Com a enchente de turistas, crimes como furtos de carteiras e malas aumentam. O mesmo acontece com Lisboa e Porto, cidades com uma grande densidade populacional e turismo todo o ano.
Quer aprender a como trabalhar a partir da sua casa e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.