Diferença gigante de Portugal! Saiba quantos brasileiros conseguem guardar dinheiro por mês

0
4138
Compartilhe!

Portugal está em clara recuperação da crise financeira de 2008, mas o mesmo não se verifica no Brasil. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar simples.

Portugal e Brasil vivem realidades econômicas muito diferentes

Em um contexto de piora das condições macroeconômicas, com nível de desemprego ainda elevado e desaceleração da atividade, os brasileiros seguem com dificuldade para poupar recursos.

Em abril, apenas 21% fizeram algum tipo de reserva financeira, com valor médio reservado de R$ 374. Os dados partem do Indicador de Reserva Financeira, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Segundo as entidades, proteger-se contra imprevistos é o principal objetivo dos que têm o hábito de poupar, o que pode explicar a preferência de 65% daqueles que conseguiram investir no período pela caderneta de poupança, com a previdência privada e o Tesouro Direto selecionados por apenas 8% e 7%, respectivamente. E o quadro ainda pode ser pior, com 25% dos poupadores optando por deixar o saldo reservado em casa, sem rendimentos, e 20% com o dinheiro parado em conta corrente.

De acordo com o levantamento, as principais justificativas para esse comportamento estão ligadas ao perfil conservador do brasileiro: 28% preferiram guardar o dinheiro em um destino com facilidade para saque e outros 28% afirmaram não ter sobras suficientes para investir em aplicações mais arrojadas, enquanto 20% disseram estar acostumados com as modalidades tradicionais.

Uma fatia de 17% relatou ainda medo de perder dinheiro. Em abril, 40% dos poupadores habituais tiveram que sacar parte dos recursos guardados, seja para cobrir despesas com imprevistos (10%), pagar contas (13%) ou saldar dívidas atrasadas (10%)

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.

Facebook Comments