Conheça a história sobre a capital de Portugal.

0
1431

Que Portugal é um lugar maravilhoso para conhecer, não temos dúvidas. Seja para estudar, turistar e até mesmo para morar, Portugal tem sido o país mais procurado atualmente, principalmente por brasileiros. Mas te pergunto, você realmente sabe um pouco sobre a capital deste país tão especial?

Lisboa é a maior cidade do país, com quase 3 milhões de habitantes, é um importantíssimo centro político e financeiro deste país europeu. Porém, Lisboa não é oficialmente a capital de Portugal! Sério? Sim!

A capital oficial de Portugal é Coimbra, local onde a corte portuguesa morou até meados de 1255. Só que neste mesmo ano, D. Afonso III transferiu toda a corte para Lisboa, por ser uma cidade em próspera ascensão, e também por seu grande porto, que era capaz de receber inúmeros navios de mercadorias.

Acontece que, na época, nem o rei D. Afonso III e nem outro rei assinaram nenhum documento que transferisse a capital de Portugal para Lisboa. Em resumo, Lisboa se tornou a capital aceita pelos portugueses e pelo mundo, por sua importância econômica e social ao país. Lá estão localizadas as maiores empresas do país, bem como importantes multinacionais, como: Google, Bayer, Microsoft, BMW, Cisco, entre outras. Fora isso, Lisboa ainda é sede do Governo e da residência dos Chefes de Estado.



Como famosa cidade global, Lisboa tem se destacado mundialmente por ser uma grande sede de congressos, conferências e eventos de nível mundial, como o Web Summit, atualmente o maior evento da cidade e um dos maiores do país, acontecendo lá desde 2009.

Assim, Lisboa e Portugal, conquistam cada vez mais novos investidores e moradores apaixonados por fazerem parte deste crescimento.

Nos últimos 3 anos, o número de turistas aumentou surpreendentemente no país. Só em 2017, foram calculados cerca de 22 milhões de visitantes, sendo que a grande maioria não deixou de passar pela atual capital, Lisboa. Riquíssima em atrações culturais e históricas, o turismo está tão aquecido, que é esperada a abertura de 50 novos hotéis em todo o país somente no ano de 2018, sendo que grande maioria em Lisboa. Fora isso, Lisboa possui atualmente o maior PIB per capita do país, € 26.100 euros. Tendo assim, os salários mais altos de Portugal. A cidade é responsável por 45% do PIB de todo o país, e um PIB per capita acima da média da UE. Pela diversidade de setores de atividade profissional, a capital concentra as melhores vagas de emprego.





Para quem pretende conhecer Lisboa, uma boa notícia, a capital é uma das cidades mais ensolaradas do continente Europeu. Com clima ameno e frio moderado no inverno, a média de temperatura fica entre 11 e 12ºC. Já no verão, entre 24 e podendo chegar a 40ºC nos dias mais quentes.

 

Como contamos logo no início, portanto, até 1255 Coimbra foi a capital deste país rico e acolhedor, tendo a família real se mudado para Lisboa, fazendo com que a cidade fosse reconhecida como nova capital. Mas pasmem, durante as invasões francesas, a família real portuguesa mudou-se para o Rio de Janeiro, isso mesmo, no Brasil. Fazendo com que o RJ fosse a nova capital do reino de Portugal. J á em 1830, Angra de Heroísmo foi nomeada a capital por ter sido uma cidade chave na defesa da importante causa constitucional.

Conheça esse país tão acolhedor e cheio de histórias para contar. Não perca um só detalhe quando estiver em solo Lisboeta, ou em qualquer cidade portuguesa que seja. Viva as belezas e as histórias deste lugar mágico.