Bragança em Portugal: saiba tudo sobre essa cidade

0
533

Bragança é uma cidade Portuguesa que fica localizada no norte de Portugal, a 500 quilômetros de Lisboa e com toda a faixa nordeste reduzida pela Espanha, Bragança está às portas do Parque Natural de Montesinho, repleta de histórias e boa gastronomia regional. Veja mais dessa linda cidade e faça seus planos!

Saiba um pouco da História de Bragança

A história de Bragança resume-se à investida de estabelecer um centro regional dominante na zona mais suburbana do reino. Foi por lá que passou D. Afonso Henriques quando, em outubro de 1143, foi a Zamora assinar o acordo que firmar-se a independência de Portugal.

E nesta mesma cidade que se hospedou a corte portuguesa, em junho de 1494, quando D. João II foi a Tordesilhas assinar, com Fernando II de Aragão, o acordo que desuniu o mundo a descobrir pelos dois países.

Bragança é uma região montanhosa que disponibiliza cenários espetaculares, vilas históricas e uma culinária riquíssima. Muito buscada pelo ecoturismo, dispõe de uma beleza paisagística em estado puro, povoada por animais selvagens como o veado, o javali e o lobo ibérico.

A cidadela, remota e separada, data do século XII e está espantosamente bem conservada: vale a pena admirar o Castelo, com as suas torres de vigia e calabouços, a Domus Municipalis (edifício pentagonal e monumento único da arquitetura civil medieval em Portugal, que servia de local de reunião para os bons homens).

Festas em Bragança

Animação e muita alegria não irá lhe faltar, seja pelas atrações no sofisticado Teatro Municipal, ou pelos bares frequentados pelos estudantes do Instituto Politécnico da cidade.

As Festas de Bragança sucedem principalmente no mês de agosto no Parque do Eixo Atlântico, onde a cidade recebe artistas de credibilidade nacional que animam os inúmeros participantes, com destaque ainda para as diversões, artesanato e espaços de alimentação que completam essas festas.

Nos dias 25 e 26 de dezembro de cada ano, resulta a tradicional Festa dos Rapazes. Os Caretos (homens mascarados) invadem as ruas com um traje colorido, ao toque de tambores, da gaia de folesco e seus belos cânticos.

Quais são as principais atrações e pontos turísticos em Bragança?

O Centro Histórico de Bragança é simplesmente uma visita obrigatória. As ruas conservam um mercado tradicional muito vivo e a monumentalidade apresenta enorme valor, com realce para o cruzeiro, a Sé Velha e o Museu Abade de Baçal.

O castelo de Bragança fica no centro histórico da cidade e proximo das margens do rio Fervença e é considerado como um dos mais belos e bem preservados castelos portugueses. Similar ao castelo de Óbidos, esse também tem uma cidadela no seu interior.

Deslocando-se toda a extensão das muralhas é possível também admirar Lindas paisagens. Ao lado está o belo ‘Domus Municipalis’, um edifício de arquitetura civil em estilo Românico, que desperta atenção por sua beleza e misterioso formato, construído no início do século XV.

Uma das torres mais lindas do gênero, é a Torre de Menagem, e dentro está o Museu Militar de Bragança que preenche quase todo o seu interior. Artigos da Iª Guerra Mundial podem ser encontrados e admirados pelos turistas que visitam o local.

Outro ponto de roteiro turístico em destaque é a Igreja de Santa Maria, considerada a mais antiga igreja de Bragança toda no estilo romântico, mas após muitas mudanças começou a adotar o estilo barroco.

Existe trabalho em Bragança?

O Norte de Portugal apresenta o maior número de empresas fortes nas áreas de investimentos e exportações, relatando com 9 municípios no TOP 25 , tendo Bragança entre elas na Dimensão de Negócios.

Isso mostra o esforço e o impacto das estratégias do município português na captação de novos negócios, estímulo de exportações e atração de investidores nos seus territórios.

Esse dado direciona diretamente na elevação das oportunidades de emprego. Além disso, Bragança possui vários acordos com instituições do ensino superior que motivam o crescimento de imigrantes na região.

Bragança é uma cidade boa para estudar?

O Instituto Politécnico de Bragança é o bem mais atrativo, em um comparativo que analisou a oferta das instituições de ensino superior públicas portuguesas. Além disso, o Instituto é referência por obter o corpo docente mais qualificado do sistema de ensino superior politécnico em Portugal, com mais de 70% de professores doutorados.

Bragança também foi considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida da Europa, adquirindo as pontuações mais elevadas nos campos da segurança e qualidade do meio ambiente, por tanto, vale a pena sim 😉

Quer Morar em Portugal e não sabe por onde começar? Conheça o Nosso Guia Morar Em Portugal – Um passo a passo completo 😉