AS CURIOSIDADES DE LISBOA

0
1051

Conhecida como “a cidade das sete colinas” Castelo, Graça, Monte, Penha de França, San Pedro de Alcantara , Santa Catarina e Estrela.

Portfólio de RossHelen

Lisboetas são muitas vezes referidas como “alfacinhas” um termo que vem da primitiva Lisboa que era famosa pelo cultivo de alface. Há também historiadores que pensam que, durante um cerco à cidade, as alfaces eram os únicos alimentos que podiam comer.

A música tradicional de Lisboa é o fado , uma canção nostálgica acompanhada por uma guitarra portuguesa. A maioria das lojas de fado estão localizadas em Alfama, que é um motivo de alguns turistas retornarem somente para desfrutar de um fado.

Uma das atrações menos conhecidas, são as enigmáticas galerias romanas em A Baixa , que abrem para o público apenas três dias por ano.

A cidade tem uma população de 545.245 habitantes e sua área metropolitana é de 2.244.984 em uma área de 2.957,4 km². Esta área contém 27% da população do país.

Lisboa é a cidade mais rica de Portugal com um PIB per capita acima da média européia. Sua economia é baseada principalmente em serviços, sendo as principais indústrias da capital têxteis, calçados, móveis e cerâmicas.

A estátua de Cristo Rei, na margem esquerda do rio, é uma cópia do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, tem uma altura de 28 metros e o monumento no total chega a cem metros. Suas origens remontam a 1934, quando o Cardeal de Lisboa visitou o Rio de Janeiro e ficou tão impressionado com a estátua colossal que, em Portugal, promoveu a ideia de um monumento semelhante.

A Ponte 25 de Abril foi inaugurada em 1966. Naquela época o ditador António de Oliveira Salazar era o primeiro-ministro de Portugal, por isso a ponte chama-se Puente Salazar. Após a Revolução de 1974 (Revolução dos Claveles), a democracia foi estabelecida em Portugal e a ponte tomou seu nome atual, comemorando aquele dia histórico.

A ponte tem uma extensão total de 2,2 km. dos quais 1,2 km. Suspenda no rio a 70 metros acima do nível da água.

A empresa responsável pela construção foi a mesma que projetou a Ponte Golden Gate de São Francisco

Praça do Comércio Lisboa

A ponte Vasco da Gama foi inaugurada em 4 de Abril, 1998 e a ponte é a mais longa na Europa, com 17,2 km (12345 m e 4840 m de viadutos acessos), dos quais 10 são na água do estuário do rio Tejo. A largura da pista é de 30 metros.

Em Lisboa há uma grande cultura do café e há muitos nomes para designar os diferentes tipos: bica, pingado, garoto, gaúcho, cortado, carioca, italiana, abatanado, curto …

Lisboa comunica-se com o exterior através do Aeroporto da Portela, o maior em Portugal localizado a 7 km do centro, na zona nordeste da cidade. Atualmente, está em construção outro aeroporto na margem sul do rio Tejo, em Alcochete.

O porto de Lisboa é uma parada para numerosos cruzeiros e um dos principais portos turísticos europeus.

A cidade tem uma rede ferroviária urbana e suburbana com 8 linhas (4 das quais são metrô e 4 trens suburbanos) e 118 estações (48 metropolitanas e 70 suburbanas).

Lisboa também mantém 5 linhas de bonde, sendo uma rede muito mais ampla. Quatro destes são operados com veículos que parecem antigos, mas novos, o que é uma atração turística .

Em 1 de novembro de 1755, um terremoto destruiu quase toda a cidade, matando 40.000 pessoas e se sentindo tão longe quanto a Escócia ou a Noruega.

Outro infortúnio recente abalou a cidade, em 1988, com o incêndio do Chiado que custou a vida de duas pessoas e causou 75 feridos graves. Quase 20 edifícios históricos e uma área de 10.000 metros quadrados foram destruídos neste incêndio, cujas tarefas de extinção não foram encerradas até 11 dias após o seu início.

Lisboa foi a Capital Europeia da Cultura em 1994.

A Expo 1998 foi celebrada coincidindo com a comemoração dos 500 anos da viagem de Vasco da Gama à Índia. Este evento, localizado no atual Parque das Nações , foi usado para realizar uma remodelação na cidade.

O Castelo de São Jorge, na colina mais alta do centro histórico, era originalmente conhecido simplesmente como Castelo dos Mouros. O recinto do castelo tem aproximadamente 6000 m².

Na área de Belém existem dois edifícios classificados pela Unesco como Património Mundial: o Mosteiro dos Jerónimos Manuelino e a Torre de Belém, uma construção militar que vigiava a entrada do Tejo.

Esperamos que este passeio pelos pontos turísticos de Lisboa tenha sugerido ainda que apenas parte do interesse e atracções desta cidade de gosto e memória tão especial.

Quer morar em Portugal e não sabe por onde começar? Clique na imagem abaixo e acesse o guia completo

 

MEP - FOTO