Amigos? Revelada a conversa secreta entre Bolsonaro e Primeiro Ministro português após incêndios

0
1866
Compartilhe!

Conheça o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal que vai tornar esse processo ainda mais simples.

Bolsonaro e António Costa tiveram uma longa conversa

Foi o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, quem ligou — e a conversa com António Costa foi “bastante franca e amistosa”. O objectivo era, em plena de guerra de palavras com Emmanuel Macron por causa dos incêndios na Amazónia, dar ao primeiro-ministro português uma “leitura objectiva” e com “dados reais”, segundo revela este sábado o porta-voz da Presidência da República do Brasil, Otávio Rêgo Barros, em declarações do semanário Sol.

A conversa aconteceu na quarta-feira, dia 28, depois de Bolsonaro ter exigido um pedido de desculpa ao homólogo francês, a quem acusou de ter uma mentalidade de colonizador. António Costa já tinha dito que o Brasil precisava “de solidariedade e não de sanções”, e também tinha tentado afastar um possível boicote ao acordo alcançado entre a União Europeia e o Mercosul para o comércio. É nesse contexto que surge o telefonema do presidente brasileiro.

“O Presidente Bolsonaro fez questão de instituir uma conversa bastante franca e amistosa com o primeiro-ministro português para transmitir, com uma leitura objectiva, dados reais da situação de queimadas e incêndios que estão ocorrendo nos Estados abrangidos pela área conhecida como ‘Amazónia Legal’”, explica Rêgo Barros ao Sol. Isto para evitar “informações alarmistas, às vezes mesmo desinformações”, acrescenta.

O porta-voz da Presidência da República do Brasil assume ainda que o contacto serviu para mostrar que o Brasil está aberto ao diálogo, mas também para reafirmar a importância do acordo entre UE e Mercosul para ambos os países. Do lado português, garante, encontrou solidariedade: “O primeiro-ministro se solidarizou com o Presidente brasileiro pelo momento vivido no Brasil.”

Por isso mesmo, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo o passo a passo crucial para tornar o processo rápido e simples.