A maravilhosa Praia de Nazaré e seus encantos!

0
52

Incrivelmente uma das praias mais concorridas do litoral de Portugal, lhe apresentamos Nazaré e seus encantos. Uma praia completamente integrada na área urbana, que ainda conserva suas tradicionais barracas de lona de cores fortes, bem como o peixe secando ao sol sobre estacas e inúmeros surfistas com suas pranchas entre as incríveis ondas.

Famosíssima por suas “ondas gigantes”, Nazaré atrai cada vez mais surfistas e apaixonados(as) pela atividade. Município com pouco mais de 10 mil habitantes, clima ameno, povo hospitaleiro e uma culinária marcante, Nazaré torna-se charmosa e inesquecível. Com o Miradouro do Suberco, ponto do qual é possível contemplar, de um penhasco que adentra o mar, as ondas mais gigantes que quebram por lá e também o Farol de Nazaré, que te permite avistar a Praia do Norte e a Vila de Nazaré.

A praia de Nazaré, rodeada por falésias e internacionalmente famosa pelas maiores ondas já surfadas e pelos surfistas mais corajosos que por lá passam, em 2011, teve uma onda “dropada” de nada mais nada menos que 30m. Além das incríveis ondas, Nazaré é conhecida por ser uma cidade pequena, voltada para o turismo, bastante tradicional em seus hábitos, excelente para adeptos do surf e do mar, ótima para quem estiver buscando a tranquilidade do vilarejo, seja em qual for a estação.

A também queridíssima, Maya Gabeira, surfista brasileira reconhecida pelo livro dos recordes, o Guinness, por ter surfado sua maior onda (com 24m). “Foi uma sensação incrível, porque a onda que surfei em novembro não consegui completar. Fiz vários ajustes, troquei de prancha e criei esse desafio de completar a onda gigante. Foi super emocionante, até porque havia várias pessoas que eu admiro na água. A comemoração foi grande”, afirmou, em declarações reproduzidas pelo Globoesporte.

Nazaré é também conhecida pela pesca de diversos peixes e mariscos. Uma boa caldeirada ou uma boa sardinha grelhada, arroz de marisco, são alguns dos pratos facilmente encontrados pela cidade ou pela orla, e de quebra as sobremesas, geralmente folhados, cobertos e recheados de creme de ovos, Támares, pequenos bolos em forma de barco, os Fóquins, ambos recheados também com doce de ovos e os Nazarenos (comumente encontrados nas docerias portuguesas).

A mulher nazarena é extremamente rica, quer pela história, quer pela harmonia estética. Suas sete saias fazem parte de uma tradição, do mito e das lendas desta terra tão grandiosamente ligada ao mar. Diz o povo, que elas representam as sete virtudes; os sete dias da semana; as sete cores do arco-íris; as sete ondas do mar, entre outras atribuições bíblicas, míticas e mágicas que envolvem o tradicional número sete. As nazarenas tinham o hábito de aguardar seus maridos e filhos, voltarem da pesca, na praia, sentadas na areia, passando horas e horas em vigília. Usavam estas várias saias para cobrir o corpo. As camadas de cima para proteger a cabeça e os ombros do frio e da maresia, e as restantes para tapar as pernas, vestidas sempre deste modo, dando origem à tradição.

 

Nazaré ainda guarda inúmeros encantos e histórias típicas. Não deixe de visita-la quando estiver em Portugal. Descubra as histórias sobre a pesca, o artesanato, as igrejas… São as bonecas nazarenas, mini barcos detalhadamente adornados, pescadores em miniatura e nós de marinheiro em corda, que preenchem o encantamento desta linda praia.

Quer conhecer Nazaré e outras praias de Portugal? Sonha em visitar ou Morar em Portugal? Clica aqui e saiba como é possível.

A maravilhosa Praia de Nazaré e seus encantos!
3.5 (70%) 2 votes
moraremportugal.com