5 Recomendações para morar na região Sul [Cidades do Algarve]

0
2163

O Algarve é um território tradicional de Portugal, situado no sul do país. Com clima mediterrâneo, invernos amenos e verões longos e quentes, praias com águas calmas, paisagens exuberantes e naturais, e excelente culinária, as regiões do Algarve atraem turistas nacionais e internacionais, que anseiam visitar ou morar na região.

Não foi por casualidade que o Algarve foi escolhido o melhor local do mundo para viver a aposentadoria.

Por isso, neste artigo vamos retratar sobre as melhores regiões do Algarve. Você poderá analisar ainda, dados sobre o preço das casas na região, conferir se o local é muito turístico e se vale a pena passar suas férias no Algarve.

Um registro importante é que atualmente o Algarve é o terceiro local mais rico de Portugal, permanecendo atrás apenas da região metropolitana de Lisboa e da Madeira, com um PIB per capita de 86% da média da União Europeia.

5 Regiões do Algarve excelentes para viver

Que o Algarve é recheado de cidades com praias exuberantes de águas límpidas você já sabe. Mas quais regiões são boas para viver?

Tavira

Tavira dispõe aproximadamente cerca de 13 mil habitantes e está situada na zona de Sotavento (Algarve oriental). O município é restrito a norte por Alcoutim, a leste por Castro Marim e pelo concelho de Vila Real de Santo Antônio, a sudoeste por Olhão, a oeste por São Brás de Alportel, a noroeste por Loulé e ao sul pelo Oceano Atlântico.

É perfeita para passar férias e uma temporada, possui praias impressionantes A mais apreciada é a praia de Tavira, com mais de 12 km de extensão de areia dourada e ótimas instalações. Mas as praias não são a incrível e única atração da cidade, que está cercada de igrejas, monumentos históricos e edifícios tradicionais. Junto ao rio, é possível passear pelo belo Jardim Público, pela antiga Ponte Romana e pela Praça da República.

Com uma estruturação tradicional, Tavira não costuma ser um local muito requerido por quem quer viver no Algarve, apesar de ficar a apenas 37 km da capital (cerca de 35 minutos).

Vilamoura

Com aproximadamente cerca de 22 mil habitantes, Vilamoura é luxuosa, rica e esplêndida. É um local muito solicitado por visitantes ou pessoas que anseiam viver na região. Fica situada a 22 km (cerca de 30 minutos) do aeroporto de Faro.

Vilamoura costuma realizar vários que gostam de paisagens naturais, vida noturna agitada, áreas culturais, luxuosos hotéis, campos de golfe, impressionantes paisagens, gastronomia de alto nível vista incomparável da marina, magníficas dunas e praias…

A Praia da Falésia é uma das maiores e mais buscadas do Algarve. Ela liga Vilamoura à Albufeira, sendo marcada por lindas falésias de tons vermelhos.

Vilamoura é uma divina região para visitar e para viver mas custa caro. Então se organize bem, caso viver na região se encontre nos seus planos!

Albufeira

Albufeira possui uma população de cerca de aproximadamente 40 mil habitantes e é restrito a oeste e a noroeste por Silves, a nordeste e a leste por Loulé e ao sul pela ampla costa do Oceano Atlântico. A região está a apenas 37 km do aeroporto internacional de Faro.

É uma região internacional com dias e noites bem agitados, caracterizada por ser uma das mais emblemáticas do Algarve, com uma beleza incomparável, com uma excelente localização e infraestrutura.

Além disso, se destaca pela fortuna e diversidade de sua culinária eventos culturais, como a Festa do Pescador, e seus 30 km de costa, com praias de águas claras Entre as muito mais famosas da região estão a praia da Galé, da Oura, da Falésia e dos Pescadores.

A qualidade de vida na região é excelente, assim como em todas as cidades de Portugal, com bons acessos à saúde e à educação.

Portimão

Portimão é outra região global do distrito de Faro com aproximadamente cerca de 40 mil habitantes. O centro da cidade está localizado a cerca de 2 km do mar e é uma parte central importante de pesca e turismo.

A região é restrita a norte por Monchique, a leste por Lagoa e Silves, a oeste por Lagos e ao sul é tomado pelo Oceano Atlântico.

A praia da Rocha é a mais conhecida de Portimão. Mas a região vai muito mais além das espetaculares praias com bares à beira-mar e restaurantes importantes.

Com excelente infraestrutura, é perfeita para turismo e para aquele que desejam viver no Algarve.

Lagos

Lagos tem aproximadamente cerca de 20 mil habitantes e é uma bonita e charmosa cidade, com propriedades históricas, lojinhas (no centro), mercado municipal e restaurantes, além, é claro, das praias paradisíacas. A mais conhecida é a praia Dona Ana.

A região está ligada historicamente aos Descobrimentos Portugueses e hoje em dia é um dos mais atraente centros turísticos do Algarve.

Lagos funciona como uma boa base para aqueles que querem visitar as mais belas praias do Algarve e suas atrações.

Mas a região só é indicada para aposentados ou para pessoas que trabalhem com turismo, pois fica a cerca de 90 km da capital Faro e, por isso, as oportunidades de trabalho em outras áreas são mais complicadas de se conseguir.

Como são as rendas no Algarve? São Caras?

Como o Algarve é uma região muito turística, o custo de vida na região alterna de acordo com os períodos do ano. No verão, tudo tende a ficar muito mais caro, desde o Arrendamento de imóveis até a alimentação em restaurantes.

Nas outras estações do ano, o preço das casas em Faro custa, em média, 50% a menos do que na capital do país, Lisboa.

Mas não é simples a missão de localizar imóveis para arrendar ao ano nas cidades do Algarve

E, quando localizamos os custos são elevados Isso devido as imobiliárias e os senhorios (como são denominados os donos que alugam seus imóveis em Portugal) usufruem a alta temporada (de junho a setembro) para arrendar apartamentos, principalmente para os visitantes ingleses, por dias ou semana por um valor alto. Em agosto, a semana em um imóvel de um quarto chega a custar mais de 600€.

buscando frequentemente as rendas nas regiões do Algarve, podemos dizer que, com bastante sorte, é possível localizar um T2 (apartamento com dois quartos) para arrendar ao ano por 600€ mensais. Raramente você achará esse valor nas regiões com mais infraestrutura, como Faro, Albufeira, Portimão e na cara e linda Vilamoura.

Essas regiões é muito turísticas?

Sim. O turismo é a principal performance da economia das cidades do Algarve. Por isso, se seu objetivo é viver na região e você ainda não é aposentado, entenda que a grande parte das oportunidades de trabalho será em restaurantes, lojas ou indústrias que prestam serviços associados ao turismo.

Vale a pena visitar ou passar férias no Algarve?

Claro que sim! Vale a pena ir sempre ao Algarve, um local lindo, com espetaculares praias e deliciosas atrações turísticas! você irá se apaixonar!

Que cidades visitar no Algarve?

Se me questionar quais regiões do Algarve você deve conhecer vou te falar todas! Mas tudo depende dos seus gostos, do seu tempo e do dinheiro que você tem disponível. Um roteiro bem relevante é sair de Faro, passar por Vilamoura, Armação da Pera, Carvoeiro, Ferragudo, Portimão, Lagos e chegar a Sagres.

Para realizar esse caminho em poucos dias, o apropriado é se hospedar em Albufeira, que é uma cidade localizada no meio do caminho.