5 Pratos tradicionais que você deve experimentar no Porto

0
3133

5 Pratos tradicionais que você deve experimentar no Porto

Viajar para Portugal pode ser uma grande experiência culinária, além de ser uma aventura histórica e cheia de natureza. À medida que mais turistas inundam este pequeno país, uma mensagem de viagem é clara: A comida portuguesa é deliciosa! Estes 5 pratos são prova clara disso!

 

Quer Morar Em Portugal e não sabe por onde começar? Conheça o Guia Morar Em Portugal – Um Passo a Passo completo pra você que deseja Morar em Portugal 

 

Normalmente a culinária é aromatizada com molho de alho, vinho e pimenta (chamado piri piri ) como base, isso fez com que as receitas portuguesas explodissem em caráter e aroma. Ao viajar por Portugal, espera-se uma mistura de carnes, frutos do mar e vegetais para preencher os menus, mas cada região e cidade tem suas próprias especialidades e personalidades que devem ser apresentadas.

Enquanto no Porto, a cozinha reflete o terreno circundante. Situado entre o mar e as montanhas, há também muitas sopas espessas e ensopados para provar. Estas cinco receitas são um punhado de muitas que deve experimentar enquanto visitam a segunda cidade de Portugal.

 

1 – Caldo Verde


O que é mais gostoso do que uma tigela fumegante de sopa? Caldo verde , conhecida como sopa de couve em inglês, é uma receita simples, mas deliciosa, que exibe a couve como o principal ingrediente. Não são todos os vegetais, no entanto, e são normalmente aromatizados com chouriço português.

Processada com batatas purê e aromatizada com alho (como a maioria das outras receitas portuguesas), uma ou duas tigelas de sopa satisfizeram os paladares em unanimidade.

2 – Tripas à Moda do Porto

É quase um crime de comida, para visitar uma cidade e não provar o seu prato típico. É dito que quando o  Infante D. Henrique estava se preparando para uma de suas expedições, ele pediu ajuda para reunir suprimentos junto a população do Porto.

O resultado foi uma demonstração de grande generosidade – que deu todas as cernes para a expedição e os habitantes locais ficaram apenas com vestígios e órgãos de animais, incluindo as tripas. Como a necessidade facilita a criatividade,  nasceu assim o Tripas à Moda do Porto! Este prato (agora completo com feijão, salsicha, vegetais e ervas) tornou-se tão popular que levou ao termo Tripeiros,  um apelido para moradores do Porto.

Quer Morar Em Portugal e não sabe por onde começar? Conheça o Guia Morar Em Portugal – Um Passo a Passo completo pra você que deseja Morar em Portugal 

 

3 – Francesinha

Não pode haver prato do Porto mais popular do que a Francesinha . Introduzido na década de 1960, é um toque em um sanduíche francês clássico. Não é uma receita para vegetarianos, a Francesinha é um sanduíche cheio com quatro ou cinco carnes diferentes, cobertas de queijo e afogadas em molho. 

O que há no molho? Ninguém realmente sabe! Cada chef tem seu próprio segredo, mas a cerveja é normalmente a base. Muitos restaurantes no Porto afirmam ter a melhor Francesinha, então decidir onde ir é uma questão de adivinhação, opiniões dos locais e opinião pessoal.

4 – Cozido a Portuguesa

Aqui está um prato legitimamente português, e que normalmente é listado como um dos favoritos, não importa de qual região é. No básico, um cozido é uma mistura de muitas carnes, muitos cortes e tipos diferentes de carne, servidos ao lado de repolho, cenouras, cebolas e batatas. Cada cidade deixa sua própria marca nesta receita popular, e uma visita ao norte de Portugal está incompleta sem se dar pelo menos uma vez.

 

5 – Bacalhau com Natas

Bacalhau (bacalhau) é o peixe mais popular da cozinha portuguesa – um fato comprovado pelas centenas de formas de prepará-lo. Enquanto a grelha e a fervura são métodos de cozimento mais comuns, o cozimento também é um bom caminho a seguir, e bacalhau com natas  (bacalhau com molho béchamel) é uma obra-prima ricamente aromatizada. Não é a receita mais rápida a fazer e não se oferece com tanta frequência quanto outras receitas, mas é um dos pratos portugueses mais apreciados por quem visita a região.

 

Quer Morar Em Portugal e não sabe por onde começar? Conheça o Guia Morar Em Portugal – Um Passo a Passo completo pra você que deseja Morar em Portugal