Sistema de Educação em Portugal

618

Com certeza você já ouviu falar da qualidade da educação que Portugal oferece e, além de ser em parte gratuita, ela é realmente de alta qualidade.

Infantário

O ensino básico de Portugal, além de ser obrigatório, tem início aos seis anos de idade e antes disso, é possível ainda realizar o chamado infantário (que é equivalente às creches no Brasil), que aceita bebês a partir dos 3 meses de idade.

Não é fácil conseguir vaga nos infantários públicos

Existem poucas vagas no infantário, sendo ele público ou privado. No geral, existem os infantários que são mantidos pelo governo, os privados e as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), que são mantidas pelas paróquias e fundações.

Ensino Básico

O sistema (obrigatório) de ensino português é dividido em três diferentes níveis, sendo eles: o ensino básico, o ensino secundário e o ensino superior. Na práica, a divisão do sistema de educação português é semelhante ao sistema de educação brasileiro:

  • 1º ciclo- 1º ao 4º ano de escolaridade;
  • 2º ciclo- 5º e 6º ano de escolaridade;
  • 3º ciclo- 7º ao 9º ano de escolaridade.

Ensino Secundário

Para dar continuidade ao ensino em Portugal, entra-se no secundário (equivalente ao ensino médio brasileiro) que vai do 10º ao 12º ano e, após esse processo, os alunos estão habilitados para ingressarem no ensino superior.

Escola pública, mas não 100% gratuita.

As escolas não são inteiramente gratuitas em Portugal, ou seja, mesmo que não estejam pagando mensalidades, os pais pagam valores refrentes a alimentação e tmbém ao material escolar dos filhos.

Graduação

O sistema de ensino de graduação é dividido em três ciclos de estudos, sendo eles: a licenciatura, o mestrado e o doutoramento (doutorado). A licenciatura têm duração de três anos, o Mestrado tem duração entre 1 ano e meio a 2 anos e o Doutoramento tem a duração de entre 3 a 4 anos.

As aulas no ensino superior tem uma grade de horários que se espalha entre manhã, tarde e noite, o que dificulta para o estudante manter uma rotina de estudos e trabalho.

Ranking das melhores universidades

Recentemente, no ranking que destaca as melhores universidades do mundo, sendo publicado pela Quacquarelli Symonds (QS), estas são as melhores universidades de Portugal em Ranking Mundial:

  • Universidade do Porto é a mais bem posicionada e aparecendo na 328ª posição;
  • Universidade de Lisboa está na 345ª colocação;
  • Universidade Nova de Lisboa na 405ª.

.

Quer trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.