Quer saber mais sobre o Ano Letivo em Portugal?!

0
273

Portugal possui um calendário letivo um tanto diferente do calendário brasileiro, isso porque, o país europeu encontra-se no hemisfério norte, e conta com as estações do ano invertidas, em comparação ao sul. Ou seja, enquanto em Portugal é verão, é inverno no Brasil, e vice e versa. E essas diferenças é que causam este impacto nos ano letivo de Portugal.

Em Portugal, portanto, o ano letivo inicia no mês de setembro, estranho, não? Mas é isso mesmo, o início do ano letivo se dá em setembro e o primeiro semestre letivo é de setembro à janeiro do próximo ano.

Assim, o segundo semestre inicia em fevereiro e encerra em junho, e assim sucessivamente. O bom é prestar atenção na estação de verão, que vai dos meses de junho à setembro, tendo as férias escolares consideradas com base nesta estação.

As aulas iniciam portanto no mês de setembro, decorrendo normalmente até a semana do Natal, exceto em dias de feriado e dias santos. Para as comemorações de final do ano (Natal e Ano Novo), ocorre um recesso que, geralmente dura 2 semanas corridas, continuando normalmente já na primeira semana de janeiro, onde é notado o encerramento do semestre, devido aos exames e provas aplicados. O início do segundo semestre é, portanto, em fevereiro após uma pequena pausa de alguns dias, indo até junho tendo em seu decorrer alguns feriados também.

No mês de junho, acontece o fechamento do segundo semestre, tendo algumas provas e exames que podem durar até a primeira quinzena de julho. Depois disso, a hora é de aproveitar as merecidas férias e com elas aproveitar para descansar o corpo e a mente. O período de férias escolares, portanto, vai de junho à setembro, tendo o período da pausa de final de ano (Natal e Ano Novo) e o período entre o primeiro e segundo semestres, tidos como férias ou recessos. Vale frisar, que neste período de verão e férias, as passagens aéreas e hospedagens diversas ficam com seus preços significativamente elevados. Portanto, estando ou não em Portugal, programe-se para fazer sua viagem fora destes meses, e terá uma boa economia para curtir ainda mais seus passeios. Seja indo para Portugal, ou saindo de Portugal.

Sobre as matrículas, o período é o anterior do início do primeiro semestre, ou seja, de fevereiro à maio é o período para você matricular seu filho de forma correta, evitando corre corre e dor de cabeça se deixar para última hora, bem como para garantir a vaga. Lembrando que, cada escola pode ter um período próprio de abertura e encerramento das matrículas e inscrições, o melhor mesmo é escolher a instituição de ensino e se informar. Bem como o dia de início e final de cada semestre, recesso ou férias, variável conforme a escola ou instituição.

Ahh, uma curiosidade sobre as escolas em Portugal, é que não existe escola ou creche pública para crianças até os 3 anos de idade. Ou seja, se os pais precisam trabalhar fora, precisam colocar os filhos em instituições pagas. Claro que, caso necessário e os pais comprovem não ter condições financeiras para o custeio, o governo português, paga uma parte e ajuda com subsídios. E outra curiosidade é que, assim como no Brasil, as escolas e instituições mais bem conceituadas são as mais procuradas e, por isso, pode ser que haja fila de espera. Porém, diferentemente do Brasil, as escolas públicas costumam ser melhores que as escolas e instituições privadas e, por mais que sejam públicas, elas não são de graça, pois os pais devem pagar a alimentação dos filhos. Os valores variam conforme o escalão do IR e as pessoas que recebem mais, pagam mais e as pessoas que recebem menos, pagam menos.

Ficou curioso sobre estes e mais assuntos sobre a vida em Portugal?? Clica no link ao lado e fique sabendo tudo sobre como Morar em Portugal!

Quer saber mais sobre o Ano Letivo em Portugal?!
5 (100%) 1 vote