Natal em Portugal: conheça as tradições do país

590

Como é comemorado o Natal em Portugal?

O Natal em Portugal é uma das celebrações mais importantes do ano e diferente do São João, no Porto, ou também do Santo António, em Lisboa, a data é uma celebração familiar e que pode reunir, também, amigos próximos.

O jantar é realizado na noite de 24 de dezembro, reunindo várias gerações da família. O clima frio é convidativo para acender a lareira, reunir a família, celebrar e conviver.

Assim como acontece em outros países europeus, é comum que as famílias, principalmente no interior, montem árvores naturais. O azevinho também faz parte da decoração das casas, sendo em ramos naturais ou artificiais.

A Ceia de Natal em Portugal

No Natal podemos dizer que é o ápice da culinária portuguesa, que dispõe de uma mesa bastante farta, quer seja de pratos salgados ou doces.

Consoada de Natal em Portugal

A consoada é uma das principais tradições do país e ela acontece sempre na noite de 24 de dezembro. Segundo a tradição portuguesa: a mesa de Natal não pode ser retirada e, sendo assim, conforme a noite passa juntam-se os novos pratos e a mesa continua posta até o dia seguinte, em homenagem ao menino Jesus.

Doces tradicionais de Natal em Portugal

Os doces portugueses já são famosos, mas no país também tem a tradição de doces natalinos e não tem nada perto do nosso famoso pavê. Vejam a lista:

Bolo Rei

O Bolo Rei é um ícone do Natal português, que está presente em todas as pastelarias, padarias e confeitarias portuguesas no fim do ano. Esse bolo é bem interessante, a massa lembra a textura de brioche, porém, ela é em formato redondo, com um buraco no meio. Por cima e no meio é acompanhada de frutas cristalizadas e polvilhadas de açúcar.

Aletria

Ela lembra um arroz-doce, mas é feita com uma massa fina que lembra um spaghetti. Esse doce possui uma consistência cremosa e vem acompanhado de canela.

Leite-creme

Esse doce é feito a partir de um creme, é assado e tem uma crosta superior com açúcar queimado. A delícia geralmente é servida morna.

Tradições do Natal em Portugal

A Árvore de Natal

A tradição da árvore de Natal é um costume de origem germânica que se expandiu ao resto da Europa há já muitos anos. Se trata de um rito pagão de homenagem ao sol – que é simbolizado pelas bolas com que hoje enfeitamos a árvore, bem como pela estrela que colocamos no seu topo.

Caretos de Varge

Também conhecidas por Festa dos Rapazes, os Caretos de Varge celebra o retorno do sol, que no dia 24 de Dezembro começa no hemisfério norte, a crescer, dando mais horas ao dia e menos à noite.

.

Quer trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.