Formas de morar legalmente em Portugal

Vamos aos fatos, nos últimos anos aumentou consideravelmente o número de Brasileiros que saem do Brasil, principalmente para viver em terras lusitanas.

A busca principal destes brasileiros é por melhores condições de vida, que inclui segurança pública, educação e atendimento médico.

Mesmo a grande maioria sabendo que Portugal não tem o melhor salário da União Européia os Brasileiros decidem vir para Portugal, mas porquê?

Primeiro ponto – A LÍNGUA
Muitos brasileiros que saem do Brasil encontram esta dificuldade, para facilitar decidem por Portugal

O aumento do número de imigrantes em Portugal foi grande nos anos 90, estes imigrantes retornaram para o Brasil em meados de 2012…. Mas quando o Brasil apareceu com uma grande crise economia e um aumento drástico no desemprego, os brasileiros começaram a fazer as malas para Portugal novamente….  Mas muitas pessoas não conhecem as formas legais de residir e trabalhar em Portugal.

Existem varias possibilidades de morar em Portugal legalmente, vamos falar de cada uma delas. É importante salientar que o que é bom para uma pessoa, pode não ser para outra, tudo vai de acordo com o planejamento pessoal e financeiro de cada pessoa.




Morar em Portugal legalmente: tipos de visto

Quem está planejando ir para Portugal, nós listamos aqui algumas informações que podem ser extremamente úteis para quem deseja viver legalmente no país.
Apesar da burocracia dos documentos, Portugal tendo acordos com o Brasil, torna o processo de obtenção de visto mais fácil do que para outros países.

Confira os tipos de vistos que Portugal tem com o Brasil atualmente.

  • Cidadania Portuguesa:A lei da cidadania portuguesa alterou recentemente e agora permite que netos de portugueses solicitem a cidadania diretamente. Antes era necessário um processo burocrático e mais longo, hoje ficou mais simples. O mesmo serve para casamentos averbados há mais de 3 anos em Portugal, onde o cônjuge tem direito a cidadania. A outra possibilidade é para imigrantes que vivem legalmente em Portugal à mais de 6 anos.

 

  • Estudantes:Este visto concedido a quem for fazer ensino secundário, uma graduação, pós-graduação ou intercâmbio em Portugal. A solicitação é feita no Brasil, no consulado ou embaixada. É preciso apresentar uma carta de aceite da instituição, além de comprovar os meios de subsistência. A duração é de apenas 4 meses. Ao chegar no destino, o estudante deve procurar um SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para solicitar uma autorização de residência, renovada, a princípio, anualmente. Os detentores desse tipo de documento só podem trabalhar meio período e a ocupação deve antes ser aprovada pelo SEF.

 

  • Empreendedores:Se você é empreendedor, ou pretende ser, o visto para empreendedores não exige capital social mínimo, apenas um plano de negócio e investimento. O interessado deve ainda abrir uma empresa no país, o que custa em torno de 360 euros.

 

 

  • Visto de trabalho:Para obter um visto de trabalho é preciso conseguir uma vaga de emprego em Portugal estando ainda no Brasil, muitas pessoas enviam suas candidaturas via email e fazem entrevista com as empresas via Skype. Após a confirmação de sua aprovação para trabalhar a empresa envia um documento à você que é chamado de “Promessa de trabalho” com este documento você poderá ir até o consulado para fazer a solicitação do seu visto.  O visto de trabalho, tem a validade de 4 meses no início.  Será preciso ir ao SEF quando estiver em Portugal e solicitar uma autorização de residência para exercício profissional.

 

  • Visto Gold/Investimento: Como o próprio nome já diz, este visto é para aqueles que querem fazer investimentos no país. No caso se aplica para aqueles que compram imóveis acima de 500.000 euros ou para abertura de empresa com 250mil euros de capital inicial e mais de 10 postos de trabalho. A liberação da autorização é rápida.

 

  • Visto D7/aposentadoria e rendimentos: Para quem é aposentado, pensionista ou possui uma renda fixa recebida mensalmente, esta é uma ótima alternativa. Qual é o principal requisito? Comprovar que possui rendimento estável (que seja no mínimo, acima do salário atual de Portugal = 557euros)

 

Com as mudanças na imigração de outros países, Portugal tem se tornado a melhor escolha para os brasileiros que decidem morar fora.

 

Portugal é o quinto país mais seguro do mundo, pode ter os problemas (que todo país tem) mas Portugal tem sido a escolha daqueles que valorizam uma vida segura e tranquila.

Precisa de ajuda? Envie um email para contato@moraremportugal.com



Não sabe como planejar sua ida para Portugal?

Conheça um PASSO A PASSO para Morar em Portugal

Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.

  1. Você vai ganhar tempo em ter que buscar todas as informações que estariam mastigadas na sua mão
  2. Você vai economizar dinheiro com gastos desnecessários se resolver procurar tudo sozinho
  3. Vai ter acesso as experiências de outros brasileiros em Portugal
  4. Irá viajar preparado sabendo tudo o que precisa com todas as informações
  5. Terá acesso a um conteúdo atualizado ao invés de ficar procurando em páginas antigas da internet
  6. Conteúdo digital com acesso em celular, tablet e computador para ler quando quiser a hora que quiser

Ao acessar o guia, você terá acesso as informações abaixo:

  1. Planejamento de moradia
  2. Emissão de passaporte comum
  3. Emissão de passaporte de emergência
  4. Quanto levar em dinheiro?
  5. Como escolher passagens aéreas?
  6. Como escolher hotel barato?
  7. Que documentos autenticar no Brasil?
  8. Documentos necessários para apresentar na Imigração
  9. Média de custos para os primeiros meses de moradia
  10. Despesas básicas
  11. Que documentos preciso ter para morar em Portugal?
  12. Onde morar?
  13. Como consigo vagas de emprego em Portugal para brasileiros?
  14. Matriculas escolares para filhos
  15. Como faço para me legalizar?
  16. Como tirar habilitação em Portugal?
  17. Comprando carro barato em Portugal
  18. Como estudar em uma universidade portuguesa?

Cadastre-se em nossa Lista

Patrícia Alves

Fundadora e proprietária do site Morar em Portugal. Mãe, esposa, web marketeer e imigrante em Portugal. Mora em Cascais com o marido e as filhas.Clique no ícone do Facebook para acessar meu perfil

Website: https://moraremportugal.com