https://moraremportugal.com
Avançar para o conteúdo

Dinheiro fica no bolso! No meio da greve, preço da gasolina em Portugal surpreende

Apesar de não ser o melhor exemplo em termos europeus, a verdade é que os preços dos combustíveis em Portugal, face à realidade nos salários, ficam bastante mais baratos que a realidade brasileira.

De facto, apesar de, após a conversão, o preço da gasolina e gasóleo em Portugal ser ligeiramente mais cara que no Brasil, não dá nunca para comparar o poder de compra dos dos países. Só para recordar que o salário mínimo em Portugal é mais do dobro que no Brasil. Recordamos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo esse processo vai se tornar ainda mais simples.

No meio da greve brasileira, qual é a realidade portuguesa?

Segundo o site da “Sic Notícias”, mais de metade do preço de venda dos combustíveis em Portugal resulta de taxas e de impostos, sendo o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) o que representa a maior fatia do valor pago pelos consumidores.

De acordo com os dados da Comissão Europeia, na semana de 14 de maio, o litro do gasóleo custava 1,35 euros em Portugal — o 10.º mais caro entre os 28 países da União Europeia –, quando o valor, antes de impostos e taxas, era de 0,62 euros.

Já a gasolina 95 (a mais vendida) custava em média 1,56 euros por litro, quando antes do IVA, do ISP, da contribuição sobre o setor rodoviário e do adicional por taxa de carbono era de 0,61 euros por litro.

Segundo os dados da Comissão Europeia, o preço da gasolina 95 em Portugal é o quinto mais alto na UE-28, sendo 26 cêntimos mais elevado do que o praticado em Espanha. Só Holanda, Itália, Grécia e Dinamarca tinham a gasolina mais cara na semana em análise.

Os impostos é que fazem a diferença

Segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), o ISP representa 47 cêntimos (38,6%) no preço de referência do gasóleo e 66 cêntimos (45,9%) no da gasolina.

Em 2016, o Governo aumentou o ISP em seis cêntimos por litro para corrigir a perda de receita fiscal resultante da diminuição da cotação internacional do petróleo, e comprometeu-se a fazer uma revisão trimestral do valor do imposto em função da variação do preço base dos produtos petrolíferos, o que levou a pequenas reduções do ISP ao longo desse ano.

No entanto, em 2017, o Governo deixou de rever o valor do imposto, apesar das variações do preço do petróleo.

Consultando os dados mais recentes da execução orçamental publicado pela Direção-Geral do Orçamento, o Estado arrecadou 803,2 milhões de euros com o ISP no primeiro trimestre deste ano, mais 2,4% do que os 784,1 milhões de euros no mesmo período de 2017.

Resta agora aguardar para tentar perceber se, com a enorme pressão que está se verificando também em Portugal, o Governo português vai descer os impostos, fazendo automaticamente que a gasolina e o gasóleo descem consideravelmente. Ainda assim, a realidade portuguesa está bem distante do que está acontecendo no Brasil.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso método atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.

.

Quer aprender a trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI