Cidadania Portuguesa: conheça o passo a passo para obter a sua

Descubra hoje se você tem direito à cidadania portuguesa!

A cidadania portuguesa é a mais visada pelos brasileiros. Portugal, apesar de parecer só mais um país da Europa, é um atrativo e tanto para quem ainda não domina outras línguas como o espanhol e o inglês.

Como foram os portugueses que chegaram primeiro aqui, muitas famílias brasileiras possuem forte ascendência portuguesa, o que logo desperta a curiosidade: Será que eu tenho direito à cidadania portuguesa?

 

Quem tem dircidadania-portuguesaeito à cidadania portuguesa?

O governo português faz questão de estipular muito bem as regras que podem levar você até a cidadania portuguesa. Quem tem direito a esse documento são:

– Filhos ou filhas de portugueses nascidos em Portugal ou no Brasil (nesse caso, o pai precisa ter obtido a cidadania antes de morrer);

– Pessoas que residam em Portugal há mais de 6 anos (direito à nacionalidade portuguesa);

– Pessoas casadas há mais de 3 anos com mulheres ou homens portugueses (que nasceram em Portugal ou obtiveram cidadania);cidadania portuguesa cartao_cidadao

– Pessoas que queiram readquirir a cidadania. Esses cidadão podem ter perdido seus direitos ao tentarem conseguir outra cidadania (como a brasileira) em uma altura em que não podiam acumular as duas.

– Bisnetos, mas não em todos os casos. Caso a mãe ou o pai (portugueses) tenha falecido, é possível conseguir via avós portugueses. Se eles também não estiverem mais vivos, o cidadão pode ter algumas dificuldades;

Os dois processos para quem tira a cidadania portuguesa

Agora que você já sabe quem pode ou não obter a cidadania portuguesa, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.

Quem está interessado de verdade em seguir com a solicitação, vai encontrar 2 processos para conseguir a documentação:

Atribuição de Nacionalidade:É aquele processo mais popular, onde a cidadania vai sendo passada entre avós, pais e filhos. Com a documentação em mãos, é muito difícil que algo dê errado.

Processo por naturalização:se você é neto de um português e tem pai (filho direto do cidadão de Portugal) falecido, por exemplo, o processo terá de ser via naturalização.

Apesar de ter boas taxas de sucesso, esse processo é mais demorado (e negado com maior facilidade).

cidadania-portuguesa-750x400

Custos para arcar com o processo

Como qualquer processo burocrático, tirar a cidadania portuguesa tem um custo para o cidadão interessado.

Feito por conta própria, no Brasil, o processo todo pode sair por menos de 3 mil reais, porém se não tiver noção do como proceder pode ser um tanto demorado.
Caso o cidadão conte com a ajuda de uma assessoria especializada, os valores podem ser duplicados.

Uma alternativa que muitas pessoas estão fazendo para economizar e agilizar o processo é fazer diretamente em Portugal, via correio ou com assessoria especializada.

Os valores ficam bem abaixo do que é cobrado no Brasil.

Lembrando que isso é apenas uma média… Tudo varia de acordo com a época e região onde os documentos estão sendo expedidos.

Depois de tudo o que leu aqui, você chegou a alguma conclusão? Afinal, você pode ou não tirar a cidadania portuguesa?

Nós esperamos que sim! Caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, não pense duas vezes e deixe seu comentário abaixo do texto… Responderemos o mais breve possível!

.

Quer trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.