Qualidade de vida em Portugal: conheça a vida dos portugueses

632

Portugal possui reconhecimento internacional devido a qualidade de vida que passa a seus habitantes, de acordo com uma pesquisa realizada pela InterNations que leva em consideração especialmente a opinião dos imigrantes que vivem no país, destaca Portugal no primeiro lugar para qualidade de vida.

São muitos os fatores que contribuem para tal reconhecimento e que atraem muitos estrangeiros de várias nacionalidades, incluindo os brasileiros. No ranking que foi divulgado em setembro de 2019, Portugal se destaca em subcategorias como: atividades de lazer (2º), facilidade de se mudar para o país (4º), saúde e o bem-estar (7º), a segurança (8º) e custo de vida em (8º).

Saúde em Portugal

A saúde pública em Portugal é de muita qualidade e atende a maior parte da população do país. O seu atendimento varia de acordo com a região de Portugal mas, de forma geral, o serviço médico público funciona bem, diferentemente do Brasil.

Outra diferença que se ressalta em relação ao Brasil, é que em Portugal se paga um valor simbólico para ser atendido, de acordo com o que será preciso fazer. Por exemplo: uma consulta com um médico em um posto de saúde (Centro de Saúde) custa cerca de 4,5€ e uma consulta de emergência custa, em média, 18€.

Programas de saúde

A saúde não está relacionada somente as doenças, mas também à prevenção. Visando combater os fatores de riscos que são responsáveis por grande parte das doenças crônicas, foram criados programas específicos contra o tabagismo, com o objetivo de obter/desenvolver uma alimentação saudável, a atividade física, o controle das diabetes e das doenças cérebro-cardiovasculares, doenças oncológicas e doenças respiratórias.

Em relação às doenças transmissíveis, foram esboçados alguns planos de atuação para as hepatites virais, VIH/SIDA (AIDS) e a tuberculose, bem como para as infecções que são ligadas aos cuidados de saúde e às resistências aos antimicrobianos.

Remédios

Os remédios em Portugal são considerados itens básicos e a população só paga um único imposto sobre eles (IVA). No Brasil, os impostos extremamente elevados se encontram até nos medicamentos, que chegam a custar mais que o dobro do valor do que o equivalente em Portugal.

Segurança em Portugal

A segurança é um fator que também possui grande influencia na qualidade de vida em Portugal. Segundo o Global Peace Index (GPI), Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo no ranking de 2019 e se for comparado ao Brasil, a diferença é absurda, o nosso país ocupa o 116ª lugar, tendo ainda caído 10 posições no ranking em um ano.

Criminalidade

O índice de criminalidade em Portugal é muito baixo e a polícia atua de forma imponente, na prevenção contra os crimes ao invés da remediação.

Educação de qualidade

Portugal possui o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) bastante elevado, com uma pontuação de 0,850 (Pnud 2018) e a taxa de analfabetismo com um total de 4,1% (2016).

O país se encontra em 40º lugar no ranking de desenvolvimento humano da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2019 e o Brasil se encontra na 79ª posição entre 189 países analisados, possuindo um IDH considerado alto com um total de 0,761, de acordo com dados divulgados pelo PNUD em dezembro de 2019.

.

Quer trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.