Conheça Monsanto e suas casas de pedra!

0
714

Conhecer Monsanto, costuma-se dizer que é nunca saber bem se “a casa nasceu da pedra” ou se “a pedra nasceu para a casa”. O fato é que, a vila conhecida como a “mais portuguesa das portuguesas”, existente desde 1936, já conta com tantas histórias ao longo dos anos, que é quase uma adivinhação sobre quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha.

Construída em pedra granítica, esta apaixonante aldeia, que só em 1995 foi considerada uma das Aldeias Históricas de Portugal, devido ao fato de exaltar a beleza natural de suas casas feitas com “gigantescos pedregulhos de granito” ou o fato dos habitantes terem se adaptado ao seu ambiente pedregoso, ao construírem as suas casas debaixo, em cima ou entre gigantes penedos graníticos.

Existem ainda algumas tradições mais evidentes em Monsanto, que se mantêm vivas geração após geração, como os tocadores de adufe, um instrumento musical de percussão, ou o fato de ainda existirem inúmeras senhoras mais velhas em Monsanto que ainda hoje não só criam, como também vendem as marafonas, bonecas de trapos sem rosto nem cabelo, muito típicas em aldeias da Beira Baixa. Para os habitantes da região, a modernização não é algo que assuste os monsantenses, ao contrário, existe até uma certa vontade de se adaptarem à modernidade, e algumas casas até já têm acesso à internet.

O povo nativo diz que não pretende deixar de lado nenhum de seus costumes, mas também diz que não perderá a oportunidade de se atualizar adaptando-se ao “mundo moderno”. Monsanto desperta um encanto singular, tão único que contribuiu para os seus dois títulos recebidos no século XX, o de Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938 e o de Aldeia Histórica, em 1955. Fora o fato de ser um ícone turístico na região, Monsanto é, com certeza absoluta, uma experiência indescritível para que a visita.

 

O que posso visitar em Monsanto?

 

  • a Casa de Fernando Namora: datada de 1931, a casa do escritor que exerceu atividade como médico municipal em Monsanto do ano de 1944 até 1946. Cuja fachada contém uma placa citando Fernando Namora, em sua obra A Nave de Pedra, editada em 1975.

  • o Cruzeiro de São Salvador: sobre base quadrada, com arestas chanfradas, assentando uma coluna octogonal, contendo em seu topo uma cruz também octogonal.

  • a Igreja da Misericórdia: datada do século XVI, a Igreja da Misericórdia serviu de igreja paroquial até a atual Igreja Matriz ser edificada. De estilo renascentista, localizada no largo do Pelourinho, exibe em seu interior três altares, um conjunto de imaginária sobre o ciclo da Paixão e uma imagem de São Pedro.

  • a Igreja Matriz ou de San Salvador: com portal em arco de uma volta perfeita e imponente, possui moldura de decoração geométrica e logo acima um friso. Sobre este friso, em toda a sua largura, a inscrição: SAN SALVADOR, que refere-se à figura do padroeiro. Nas fachadas laterais possui distintos vãos, onde se destacam frestas manuelinas. Já na fachada Sul, outro portal de arco de volta perfeita sem impostas nem moldura. Coro-alto, púlpito, capelas laterais e colaterais, abrigadas em dois baldaquinos em cantaria, de linhas clássicas. Maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos. Imagens de interesse artístico, algumas em granito, pedras lápides tumulares.

  • a Porta do Espírito Santo ou de São Sebastião: acesso nascente do povo da aldeia. A porta possui um lindo arco imponente de volta perfeita, com uma fresta de cada lado e uma guarita na parte superior.

Monsanto é simplesmente incrível e inesquecível. O resultado da arquitetura da natureza e do engenho dos homens. Construções curiosas nascidas da geografia pedregosa do terreno e tão habilmente construídas. Suas ruas sossegadas e de povo gentil, não deixe de visitar e se encantar com as casas  aglomeradas na encosta, aproveitando o granito das pedras que o local dá de sobra, como em alguns casos que um extenso bloco de pedra original da formato ou ao telhado, ou paredes da casa com tudo ao redor.

Visite Monsanto! Conheça Portugal e encante-se com tudo que ele oferece. De forma simples e consistente saiba como inclusive Morar em Portugal. Não deixe de clicar neste link e saber mais detalhes.