Como é e onde passar o carnaval em Portugal

0
786

No Brasil, o carnaval é a maior festa do ano, o dia que marca o Carnaval é feriado, a festa brasileira costuma ser chamativa e muito bela, mas será que os brasileiros que moram em Portugal também têm a oportunidade de aproveitar o carnaval e curtir alguns bloquinhos?

Em Portugal o carnaval é um feriado facultativo, ou seja, não é um feriado Nacional e apenas alguns municípios optam por fazer o feriado nesta data, mas isso não impede que várias festas e comemorações ocorram. Portugal guarda as origens da festa Brasileira, ou seja, existem desfiles carnavalescos, bloquinhos, muita animação e euforia. As regiões do País onde se encontram as maiores comemorações são: Torres Vedras, Loures, e as ilhas da Madeira e dos Açores.

Em Torres Vedras o Carnaval pode ser comparado ao de Olinda no Brasil, repleto de carros alegóricos, imensos bonecos e, é claro, as “metrafonas” que são os homens fantasiados de mulher. A população participa em peso da comemoração, muitos se fantasiam e todos aproveitam a festa ao máximo.  As festas atraem em média 350 mil pessoas.

O Carnaval da Ilha da Madeira é outro que possui uma grande força em Portugal, acreditasse que foi ele quem deu origem ao Carnaval Brasileiro, ainda na época do Brasil Colonial. O carnaval da Madeira é repleto de desfiles alegóricos sofisticados, onde grupos se apresentam com fantasias e muita alegria. Além dos desfiles alegóricos, as ruas da ilha ficam lotadas durante os 5 dias que antecedem o carnaval.


As características comuns do Carnaval em Portugal são aproximadamente quatro:

    • A ausência completa de restrições alimentares, tanto pela quantidade, como pela qualidade. A ingestão de carnes de toda espécie é liberada, desde a Orelheira no Norte ao galo em outras regiões, para além das sobremesas da quadra como o arroz doce e os filhós. Os bodos são um exemplo festivo desta componente alimentar. após o período de quaresma, onde a restrição alimentar é mais rígida, com jejuns e abstinências alimentares.
    • Uso de máscaras, item essencial nos festejos mas sem relaçao alguma com rituais específicos, como em outras regiões da Europa.
    • Exibição e destruição de manequins/bonecos de tipo burlesco, com aspecto engraçado, visível das paródias aos enterros.
    • As “pulhas” (provocações humorísticas) carnavalescas, ou sátiras de acusação e provocação, direta e humorística, por algumas vezes até com tom ofensivo.Estas três últimas constantes revelam outra oposição
    • O da transversão ou subversão momentâneas, coisas de carnaval, aqueles momentos de carnaval em que homens se vestem de mulher ou vice-versa. Uma contrariedade ao período de quaresma que é estabelecido por regras e santidade.



Estas características podem ser vistas também numa perspectiva de comemoração da transição entre dois ciclos, o do inverno e o da primavera, com o Carnaval a antecipar os rituais ligados a ideias degeneração da fertilidade ou de retorno à abundância, as quais marca as cerimônias do ciclo primaveril.

Os carnavais mais conhecidos de Portugal são os de Loulé, Ovar, Torres Vedras, Canas de Senhorim, Madeira, Alcobaça ou da Mealhada, alguns misturados com tradições importadas do Brasil ou Itália.

Bom, já deu pra perceber que a comemoração do Carnaval não passa em Branco em Portugal, é nessa época em que os imigrantes Brasileiros mais se sentem em casa, junto dos Portugueses e de uma série de Turistas, eles tornam o Carnaval do País ainda mais bonito e repleto de alegria!

De quebra, como somos super informativos com a nossa comunidade, vamos deixar uma listinha de lugares onde você vai poder curtir seu carnaval em Portugal

Dia 09/02:

  • Baile do Leozinho – Porto
    Essa festa já é maravilhosa e não é de hoje, com funk e sertanejo, organizada pelo DJ Leozinho. Imagina no carnaval? É Brasil purinho a noite toda!
    Infos aqui: baileleozinhocarnaval
  • Kebraku Carnaval – Porto
    Essa é a festa da diversidade e da good vibe e com direito a muito glitter!!!
    Siiim! Vai ter venda de colares de glitter! Leva seus eurinhos pra ficar radiante.
    Infos aqui: kebrakuporto
  • Carnaval Torres Vedras – Torres Vedras
    Esse é pra SAMBAR até de manhã! Um dos carnavais mais portugueses de Portugal, com 4 dias de muita festa.
    Hãm? Yes, baby! Começa dia 9, mas tem festa até o dia 12.
    Que maravilhosidade, né?
    Infos aqui: carnatorresv

Dia 10/02:

  • Carnaval Funk – Esposende
    Funk é tão contagiante que já está em Portugal…. combina com tudo e até com carnaval. Então se joga até o chão no carnaval também!!!
    A pré venda está a 4 euros e a festa acontece no BiBa Ofir em Esposende.
    Infos aqui: carnafunk
  • Bloco de Carnaval de Rua | Colombina Clandestina – Lisboa
    Aquele bloquinho de rua, durante a tarde pra fazer você lembrar dos melhores carnavais da sua vida.
    Alfama já é um bairro delicia pra passear, imagina pra pular carnaval?
    Só vamos!
    Mais infos aqui: carnavalderuacolombina
  • Super Carnaval 2018 w/ Du´Art (4h Set) – Coimbra
    Esse é pra galera do eletrônico, que quer fugir do carnaval, mas nem tanto. Uma festa de mais de 12h de música pra dançar muito!
    Infos aqui: carnaeletro

Dia 11/02:

  • Tupinambloco de Carnaval – Lisboa
    Bloco do projeto Tupinambeat, do Rio de Janeiro para o mundo, com uma série de convidados especiais, misturando Dj set, percussāo ao vivo e video projeção…mas gente! Como que perde esse evento? Não perde, né?
    Infos aqui: tupinamblococarnaval

Dia 12/02:

  • Porto Masquerade Carnival 2018 – Porto
    Essa é babado, é aquele verdadeiro baile de máscaras pra caprichar no visual. O preço varia de 8 a 10 euros com nome na lista, mas tem as opções mais vips e até com jantar.
    Acontece na Lust, no Porto.
    Infos aqui: masqueradecarnaval
  • Carnaval Feminista – Lisboa
    Viva las mujeres! E viva um carnaval todinho pra elas!
    Se você tá mergulhada nessa ideologia feminista essa festa é pra você.
    Vai lá, encontra suas irmãs e vamos festejar!
    Mais Infos aqui: carnafeminista
  • Eu quero é viver no Carnaval – Braga
    E quem não quer, ne? Rsrsrs
    Festa organizada pela galera do Eu quero é viver no Sardinha Biba.
    Mais Infos aqui: sardinhacarnaval
  • Forrozin de Carnaval – Porto
    Pra quem gosta de um forrozin delicia não pode perder essa festa
    Num cantinho escondido no porto vai ter o forrozinho de carnaval. Oxii deliiicia!!
    Infos aqui: forrocarnaval
  • Carnaval em Famalicão – Famalicão
    Já ouvimos falar dessa festa e o povo diz que é mara!
    Festa na rua, com desfile, concurso de máscara, muita música e muita gente linda fantasiada. Vai perder? Nunquinha! Acontece em Vila Nova de Famalicão, Braga.
    Infos aqui: carnafamalicao
  • Carnaval na Pacha – Esposende
    Quem mora em Braga já ouviu falar da Pacha ou já conhece bem.
    Nunca ouviu falar? Nem sabe o que é? É uma das baladas mais famosas dessa região e os bracarenses adoram.
    Com 6 pistas pra você escolher, esse carnaval promete ou promete?
    O preço varia de 10 a 100 euros.
    Mais infos aqui: carnapacha

Dia 13/02:

  • Carnaval no Village com Colombina Clandestina e Baque do Tejo – Lisboa
    Carnaval à brasileira, com muito maracatu!! O bloco nasceu em 2017 e contagia as ruas com seus mais de 20 músicos e instrumentos. É bloquinho que você quer? Então se joga, bebê!!
    Mais infos aqui: carnavalvillage

Outras Festas

Informação: Bad Selfie