https://moraremportugal.com
Avançar para o conteúdo

Estratégia revolucionária ensina a poupar 200 euros por mês em Portugal

Por vezes é preciso apenas de um bom planejamento para conseguir poupar dinheiro no final de cada mês. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar simples.

Estratégia está ajudando muitas pessoas

Com a taxa de poupança dos portugueses em mínimos históricos – 4,4% do rendimento disponível das famílias, entre julho e setembro de 2017 – o que representa o valor mais baixo em quase 20 anos -, faz cada vez mais sentido aplicar técnicas simples no dia a dia para aumentar o a fatia do rendimento disponível que não foi despendido em consumo, mas sim consagrado à compra de ativos ou à redução de passivos.

Existe uma técnica japonesa milenar que permite poupar 200 euros por mês sem se privar de nada. Para isso precisa de um caderno em branco, determinação e organização. O sistema de poupança com provas dadas no Japão chama-se kakebo e consiste em ir anotando num caderno, para que possa ser visualizado de forma mais eficaz, quanto dinheiro se ganha, quanto se quer poupar e quanto se gasta.

Na prática, trata-se de um diário de economia doméstica, igual a um diário alimentar, no qual se anota as calorias ingeridas e queimadas. A chave deste sistema está em pôr as contas diárias e o orçamento doméstico por escrito, em vez de o ter apenas “na cabeça”.

Citado pelo El País, Fumiko Chiba, autor de um destes cadernos de poupança, explica o seu funcionamento: “No Japão, um utilizador típico do kakebo senta-se à sua secretária no dia em que recebe o ordenado e planifica cuidadosamente aquilo em que gastará o dinheiro recebido ao longo do mês.

Com o rendimento mensal fisicamente à sua frente, divide o dinheiro em categorias: renda, faturas, alimentos, lazer, viagens e poupança”. Para os mais disciplinados, esta técnica japonesa pode permitir uma poupança de 200 euros no final do mês, garante Luís Pita, o especialista em finanças pessoais citado pelo El País.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso método atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.

 

Quer aprender a como trabalhar a partir da sua casa e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.