De acordo com os dados do Eurostat, 81% dos portugueses consumiu fruta todos os dias em 2017, sendo ultrapassados por Itália. Relativamente aos legumes, Portugal está em 4º lugar dos países da UE. Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) onde a população mais come fruta diariamente, ocupando também o quarto lugar no que toca ao consumo diário de legumes, acima da média comunitária, foi anunciado esta segunda-feira.
.
Segundo dados divulgados pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE, 81% da população portuguesa consome fruta todos os dias em 2017 (dados mais recentes), sendo apenas ultrapassada por Itália, onde este consumo diário rondava os 85%.
.
No que toca ao consumo de legumes, Portugal fica em quarto lugar(com 78% da população a fazê-lo diariamente), apenas atrás da Irlanda (84%), Bélgica (84%) e Itália (80%). Em ambos os consumos, a média comunitária é de 64%. Em sentido contrário, os países com menor consumo de fruta eram, em 2017, a Letônia (35%), a Bulgária e a Lituânia (ambos com 37%). Já a Hungria (30%), a Romênia (41%) e a Letônia (44%) eram os que menos comiam legumes.
.
Em toda a UE, uma em cada quatro pessoas (27%) comia fruta duas vezes por dia em 2017, enquanto 37% da população comunitária o fazia uma vez por dia e a restante 36% o fazia com menor frequência, pelo menos uma vez por semana. Em menor número, 23% da população da UE comia vegetais duas vezes por dia nesse ano, enquanto 40% o fazia uma vez também diariamente.
.
Quer saber como morar em Portugal legalmente? CLIQUE AQUI
.
Apenas metade das frutas e dois terços dos hortícolas de época comercializados nos supermercados são produzidos em Portugal. Apesar de reconhecer no caso dos hortícolas um esforço de incentivo, a Zero considera que ainda há muito a fazer para “favorecer a produção nacional”, nomeadamente a nível de produtos de grande consumo, como o tomate, pimento, curgete, cebola e batata, em que menos de 50% tem origem portuguesa.
.
Entre as 13 frutas alvo dos 45 inquéritos, só os morangos e amoras têm origem totalmente portuguesa. Pela negativa, a Zero destaca os casos do limão (24%) e da uva (23%) que considera não serem facilmente explicados, já que “as principais origens destes produtos são países próximos com climas similares, como Espanha e Marrocos”.
.
Frutas que os portugueses não abrem mão: banana, abacaxi, tangerina, limão e maçã são consumidas durante todo o ano em Portugal, já no início e final do ano a laranja é consumida.
.
.
Saiba como morar em Portugal passo a passo
Conheça o Método Oficial Morar em Portugal
Quer aprender a trabalhar em casa e sem riscos? CLIQUE AQUI.