Descubra hoje se você tem direito à cidadania portuguesa!
A cidadania portuguesa é a mais visada pelos brasileiros. Portugal, apesar de parecer só mais um país da Europa, é um atrativo e tanto para quem ainda não domina outras línguas como o espanhol e o inglês.
Como foram os portugueses que chegaram primeiro aqui, muitas famílias brasileiras possuem forte ascendência portuguesa, o que logo desperta a curiosidade: Será que eu tenho direito à cidadania portuguesa?
Quem tem direito à cidadania portuguesa?
O governo português faz questão de estipular muito bem as regras que podem levar você até a cidadania portuguesa. Quem tem direito a esse documento são:
– Filhos ou filhas de portugueses nascidos em Portugal ou no Brasil (nesse caso, o pai precisa ter obtido a cidadania antes de morrer);
– Pessoas que residam em Portugal há mais de 6 anos (direito à nacionalidade portuguesa);
– Pessoas casadas há mais de 3 anos com mulheres ou homens portugueses (que nasceram em Portugal ou obtiveram cidadania);
– Pessoas que queiram readquirir a cidadania. Esses cidadão podem ter perdido seus direitos ao tentarem conseguir outra cidadania (como a brasileira) em uma altura em que não podiam acumular as duas.
– Bisnetos, mas não em todos os casos. Caso a mãe ou o pai (portugueses) tenha falecido, é possível conseguir via avós portugueses. Se eles também não estiverem mais vivos, o cidadão pode ter algumas dificuldades;
Os dois processos para quem tira a cidadania portuguesa
Agora que você já sabe quem pode ou não obter a cidadania portuguesa, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.
Quem está interessado de verdade em seguir com a solicitação, vai encontrar 2 processos para conseguir a documentação:
Atribuição de Nacionalidade: É aquele processo mais popular, onde a cidadania vai sendo passada entre avós, pais e filhos. Com a documentação em mãos, é muito difícil que algo dê errado.
Processo por naturalização: se você é neto de um português e tem pai (filho direto do cidadão de Portugal) falecido, por exemplo, o processo terá de ser via naturalização.
Apesar de ter boas taxas de sucesso, esse processo é mais demorado (e negado com maior facilidade).
Custos para arcar com o processo
Como qualquer processo burocrático, tirar a cidadania portuguesa tem um custo para o cidadão interessado.
Feito por conta própria, no Brasil, o processo todo pode sair por menos de 3 mil reais, porém se não tiver noção do como proceder pode ser um tanto demorado.
Caso o cidadão conte com a ajuda de uma assessoria especializada, os valores podem ser duplicados.
Uma alternativa que muitas pessoas estão fazendo para economizar e agilizar o processo é fazer diretamente em Portugal, via correio ou com assessoria especializada.
Os valores ficam bem abaixo do que é cobrado no Brasil.
Lembrando que isso é apenas uma média… Tudo varia de acordo com a época e região onde os documentos estão sendo expedidos.
Depois de tudo o que leu aqui, você chegou a alguma conclusão? Afinal, você pode ou não tirar a cidadania portuguesa?
.
Como os brasileiros tem conseguido juntar dinheiro para morar em Portugal? SAIBA AQUI.