A Crise politica no Brasil é o principal motivador desta nova onda de imigrantes a entrar em Portugal. Esta movimentação de imigrantes começou a ganhar intensidade em 2015 e o ritmo só vem aumentando. Há pessoas que ainda dizem que a melhor saída do Brasl está em Garulhos! ✈
Guarulhos é o maior aeroporto do Brasil e é onde a maioria das pessoas que estão de partida para Portugal embarcam. Só em 2015 e 2016 foram emitidos no Brasil quase 11 mil vistos consulares para cidadãos que pretendiam residir em Portugal.
A segurança é o fator principal da escolha por Portugal, mas os incentivos fiscais é o que chama muita atenção dos investidores e aposentados.
Vamos aos números:
?403
Total de vistos “gold” atribuídos a brasileiros desde 2013 até 30 de Abril de 2017. 74% foram emitidos desde 2016.
?800
Média/mês de concessões da nacionalidade portuguesa a brasileiros em 2016, só no Consulado de São Paulo.
?10.779
Número de vistos emitidos entre 2015 e 2016 no Brasil a cidadãos que pretendiam residir em Portugal.
A segurança é o fator principal da escolha por Portugal, mas os incentivos fiscais é o que chama muita atenção dos investidores.
De acordo com as informações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em 2016 e 2017 (até 30 de Abril) foram atribuídos 298 vistos “Golden Visa” a cidadãos brasileiros. Só nos quatro primeiros meses deste ano o número já superou o total do ano passado. O valor do investimento associado a esses quase 300 vistos “gold” rondou os 245 milhões de euros. O motivo principal da atribuição é a compra de imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros.
Porque é bom morar em Portugal?
Jorge Cabral, embaixador de Portugal no Brasil afirma que é Inegável o crescente interesse por Portugal, principalmente na área do turismo, que segundo a TAP são mais de 500 mil visitantes por ano.
Quem vem para Portugal residir, escolhe para morar as cidades de Porto ou Lisboa, onde estão os centros urbanos com mais oportunidades profissionais.
Muitos brasileiros têm ligações familiares a Portugal e “vão em busca das suas origens e raízes”. Esse é um dos motivos para requerer a nacionalidade portuguesa. Em 2016, só no Consulado de São Paulo, 800 cidadãos brasileiros receberam por mês a nacionalidade portuguesa. “Quando for aprovada na Assembleia da República a regulamentação da lei da nacionalidade, que vai estender aos netos o direito de nacionalidade, eu tenho a certeza absoluta de que isso vai ter um impacto enorme no Brasil”, afirma o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço. Nos últimos meses, houve um aumento significativo de pedidos de vistos de residência para empreendedores e reformados naquele consulado, revela. “Nunca tivemos tantos paulistas a viver e a trabalhar em Portugal”, diz Paulo Lopes Lourenço. E, refere o cônsul, a procura por investimento em Portugal “não pára de crescer”. “Eu perco conta dos eventos que há [em São Paulo] para investir no nosso país.”
As pessoas com poder económico, pela insegurança, perderam qualidade de vida no Brasil. “Não podem andar na rua, porque são sequestradas, roubadas”, diz o secretário-geral da APPII, por isso, a segurança é muito valorizada. Conforme informa o Jornal de Negócios
Não sabe como planejar sua ida para Portugal?
Conheça um PASSO A PASSO para Morar em Portugal
Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.