https://moraremportugal.com
Avançar para o conteúdo

LGBT em Portugal – Chef Edson um profissional de sucesso

Edson Borges

Recebemos diariamente perguntas via email e na fan page sobre questões da diversidade LGBT em Portugal. Então decidimos fazer uma entrevista super especial com Edson Borges, Brasileiro, Chef de renomados restaurantes em Portugal e no Brasil.

Edson Borges conta como foi sua experiência de viver em Portugal, se foi vitima de preconceito e como se sentiu vivendo em Portugal.

O relato de Edson nos mostra o quanto é importante a reciprocidade, o respeito entre todas as pessoas, independente de sua orientação sexual. Todos podemos viver bem e em paz, sem preconceitos e discriminação.

Nosso agradecimento ao Chef Edson é enorme! ❤

Estamos a esperar seu retorno de braços abertos!

Edson Borges
Edson Borges
Foto: Arquivo pessoal

Edson Borges, Natural de Curitiba, Brasil

Edson, quando você chegou em Portugal? Cheguei em Portugal em 2000

O que acha do país? Passei por outros paises, mas Portugal foi amor à primeira vista

Falando de diversidade, você acha Portugal um país conservador ou liberal? Portugal é um pais conservador,mas com grande senso de justiça

Já sofreu algum tipo de preconceito? De portugueses ou de brasileiros? Nunca, nem de um nem de outro! Sou partidario da filosofia “ respeite para ser respeitado”

Para conseguir emprego, foi fácil? Já passou alguma discriminação? Bem,no meu caso foi tranquilo, pois já vim formado, com bons conhecimentos de cozinha internacional e hotelaria. Não passei por nenhuma discriminação, sempre fui respeitado. Trabalhei em restaurantes de alto nível, sempre tive uma boa relação com os patrões, empregados e clientes. Minha orientação sexual sempre foi evidente, clara.

O que você acha que poderia ser melhorado para a comunidade LGBT em Portugal? Em Portugal os direitos civis como casamento, adopção já são lei por alguns anos. O governo já nos deu essa garantia. Acredito que a população LGBT portuguesa deve fazer bom uso disso e divulgar mais para o mundo, usufruir . Considero me satisfeito com essas condições, coisas que não se encontram em muitos paises latinoamericamos e no Brasil, que parece retroceder decadas nas questões LGBT

Algumas pessoas falam bem do sistema de saúde de Portugal, outras falam mal…. Você chegou a fazer um tratamento médico em Portugal, o que tem a dizer sobre o sistema de saúde? Em 2014 eu estava representando minha empresa em Recife,no Brasil. Lá descobri que tinha um problema, surgiu um tumor no pescoço. Quando retornei a Portugal descobri que se tratava de um câncer, um linfoma. Iniciei então o tratamento, foi mais de um ano entre internaçoes, exames,cirurgias. Uma fase terrível que me custa lembrar. Precisei de um medicamento importado,fiz todo o tratamento em hospital público, totalmente gratuito ,sem pagar um centavo. Fui muito bem tratado pelos funcionários e equipe medica. Meu médico entra em Edson Borgescontacto comigo ate hoje. O que mais posso dizer???

 

Hoje você vive no Brasil, podemos perguntar porque voltou? Sim, foi por isso, a doença. Nesta altura estava deprimido , deixei meu emprego, precisava mudar de ares. Também nesse interim,conhecia um empresario que estava com um bom projecto aqui no Brasil e vim com o intuito de conciliar as duas coisas.

Pretende voltar para Portugal ou ficar no Brasil? Assumi um compromisso profissional aqui e pelo menos por um ano estarei aqui. Mas voltarei , claro, Portugal é minha casa,fiz muitos amigos, conheço empresários, recebo convites de trabalho às dezenas.Nao tenho como ficar aqui.

Você, que nós como amigos consideramos um grande sábio. Que conselho você daria para quem deseja viver em Portugal e é da comunidade LGBT? Bem, o que posso dizer é, se voce pertence à comunidade LGBT,Portugal te recebe de braços abertos, venha sem medo de ser feliz. Mas é importante ter uma profissão definida, assim as coisas correm melhor.

 

 

 

Não sabe como planejar sua ida para Portugal?

Conheça um PASSO A PASSO para Morar em Portugal

Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.